DesportoPrimeira Vista

Vela: NADO organiza 53.º Europeu de Sharpies

Está a decorrer neste fim-de-semana o Campeonato Nacional de Sharpie 12 metros, uma prova que servirá de preparação para o 53.º Campeonato Europeu da Classe, que se disputa de 30 de Julho a 5 de Agosto.

É o regresso de uma prova internacional que se disputa entre Ovar e a Torreira, com a participação de quatro países – Alemanha, Holanda, Inglaterra e Portugal, cuja organização estará a cargo da Náutica Desportiva Ovarense (NADO).
Hélder Ventura, presidente da colectividade vareira, espera que “as provas sejam um sucesso e que as condições climatéricas ajudem a sua realização”. “Contamos com cerca de 40 embarcações no nacional, que virão dar cor e muita animação às aguas da nossa ria”, perspectivou o dirigente em conferência de Imprensa que decorreu na sala polivalente da Escola de Vela da NADO, na Marina do Carregal.

Sobre o Europeu de Sharpies, Hélder Ventura fala em orgulho por “organizarmos uma prova desta classe, tentando fazer com que a Ria de Aveiro seja um pólo náutico de grande visibilidade para a prática da Vela, tentando ao mesmo tempo dar continuidade ao que de bom a NADO fez nas duas últimas edições, “motivando todos aqueles que gostam desta classe”.

Alexandre Rosas, vereador da Câmara Municipal de Ovar, “o município de Ovar não poderia deixar de estar envolvido neste tipo de evento desportivo, que acaba por ser intermunicipal, em que estão vários concelhos envolvidos. É bom para todos que este tipo de provas regressem a nossa ria e temos também a esperança que um dia possamos ter melhores condições de navegação”, explicou.

A Europeu arranca no próximo dia 31, com as duas primeiras de dez regatas que compõem o campeonato. O segundo dia de competição, 1 de Agosto, engloba mais três provas. A sexta e sétima regatas disputam-se no dia 2 de Agosto, antecedendo a paragem no dia 3, composto por uma programa social que será dado a conhecer mais tarde pela organização. O penúltimo dia, 4 de Agosto, está reservado para a oitava e nona regatas, sendo a décima realizada no dia seguinte, último dia do campeonato, que termina com a entrega de prémios e um jantar de encerramento.
Recorde-se que os Sharpies 12 metros já foram uma classe olímpica, que teve o seu inicio no ano de 1956 nos Jogos Olímpicos de Melbourne, na Austrália, vindo depois a desaparecer das olimpíadas. A classe começa agora a ganhar uma nova vaga de praticantes, nomeadamente na NADO, que espera que a forte adesão do público contribua para que as provas sejam um sucesso.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo