CulturaEspecial PÁSCOAPrimeira Vista

Viver os últimos episódios da vida de Jesus Cristo

[themoneytizer id=”16574-1″]

Na tela da Semana Santa, os últimos episódios de Jesus Cristo recebem cromas e tonalidades distintos: O roxo dá lugar ao branco, as sombras transformam-se em luz pascal e da espartana dor brota uma alegria monolítica.

Em Ovar, só a chuva poderá impedir a realização das procissões nocturnas com o Estigmatizado que marcam o Tríduo Pascal na cidade.

Esta noite, sai a procissão do Ecce Homo (Terro-Terro). Também conhecida por procissão dos Farricocos ou dos Fogaréus acontece no silêncio da noite interrompida, pontualmente, pelo som das matracas. Homens carregam três imagens do século XVIII – Crucifixão, Senhor da Cana Verde e Cristo Atado à Coluna – percorrendo o centro histórico e as emblemáticas Capelas dos Passos até chegarem ao Calvário e retornarem à Igreja Matriz de onde partiram.

A dor acentua-se amanhã, com a realização da Procissão da Via Sacra (7h30). Ligada, desde a sua origem, aos franciscanos, é organizada pela Ordem Franciscana Secular e percorre as catorze cruzes presentes nas principais ruas do centro da cidade.

À noite, realiza-se o Enterro do Senhor, a partir das 20h30. Organizada pela Irmandade dos Passos de Nosso Senhor Jesus Cristo, é anterior à construção das Capelas dos Passos e composta por dois andores: esquife com Cristo Morto e Nossa Senhora da Soledade, que partem do Calvário fazendo o doloroso percurso da Paixão de Cristo e regressando ao mesmo local para o sermão final.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo