CarnavalSlider

Xaxas estreiam-se no cinema

Os Xaxas participam na figuração do filme “Carnaval Sujo” que se apresenta esta noite em Ovar. Carlos Ramos integra o grupo fundado em 1970 e reconhece ao novo filme particular “valor pedagógico” pela oportunidade que proporciona às gerações mais novas de conhecerem as origens do Carnaval de Ovar.

“No nosso grupo ainda temos três ou quatro pessoas com memórias próprias do Carnaval Sujo, mas a maioria de nós só tem verdadeira noção do que isso era pelas fotografias que resistiram até hoje e pelo relato dos nossos pais, que ainda viveram esse tempo”, declara à agência Lusa.

O Carnaval de Ovar, na actualidade, “já não preserva nada da festa antiga, está totalmente diferente e é agora um evento extremamente organizado”, pelo que Carlos Ramos vê no filme de José Miguel Moreira “uma espécie de lição de História sobre como tudo começou”.

A curta-metragem “Carnaval Sujo” estreou no Avanca 2019 e vai integrar o circuito competitivo de “dezenas de festivais de cinema por todo o mundo”.

A distribuição será da Filmógrafo, que procurará levar o filme ao circuito comercial como apêndice de longas-metragens e que também já tem prevista a sua exibição televisiva na RTP. (Foto: Guilherme Alves)

Artigos relacionados

Deixe uma resposta