CulturaPrimeira Vista

Ana Sofia Machado expõe na União das Freguesias

A União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã (UFO) tem patente, nas instalações de Ovar, a exposição de pintura “(Re)Making Icons, Series n.º1”, de Ana Sofia Machado.

Na inauguração, Bruno Oliveira, Presidente da União das Freguesias de Ovar (UFO), lembrou que “a Ana Sofia veio ter connosco, com vontade de realizar uma exposição e nós acolhêmo-la, desde a primeira hora”. “Hoje, a exposição que aqui temos é o reflexo dessa disponibilidade e de vários meses de trabalho que aqui recebemos com muito gosto”, acrescentou. “A Sofia é uma artista de Ovar”, lembrou, e “para ela e para artistas como ela, temos as nossas instalações sempre abertas para que façam a divulgação dos seus trabalhos”, resumiu.

Presente esteve igualmente o vereador da Cultura da Câmara Municipal, Alexandre Rosas, que, reforçou e enalteceu as palavras do presidente da junta “quando diz que este espaço se destina a receber e a dar oportunidades a artistas vareiros”.

Pelo seu lado, disse, “também tento valorizar os valores da nossa terra, porque é difícil ser artista e vingar e, por isso, cabe-nos ajudar”. Sobre a Ana Sofia, o vereador observou “uma excelente técnica e tenho a certeza de que vai longe”. “Aos artistas como a Sofia, que procuram uma oportunidade, sugiro que procurem a Junta ou a Câmara para divulgar o vosso trabalho, porque podemos ajudar”.

José Fragateiro, presidente da Assembleia de Freguesia da UFO, disse ser “um prazer receber a Ana e os seus trabalhos neste espaço, pois enquanto serviço público pago com os nossos impostos, estamos de portas abertas”. “À Ana, digo para continuar, pois vale a pena olhar para estas obras e sentir que nos estás a transmitir aquilo que sentes”, concluiu José Fragateiro.

Ana Sofia Machado nasceu em 1990, explora e trabalha, actualmente, com várias ferramentas, materiais, formas de expressão e de representação, de várias modalidades artísticas, nomeadamente da pintura, desenho e fotografia.

“Esta exposição tem um título em inglês porque retrata uma vertente hollywoodesca e por ter uma ligação anglo-saxónica”, explicou Ana Sofia.

Para “(Re)Making Icons”, decidiu pegar em algumas cenas de filmes, “alguns até nomeados para óscares e em algumas actrizes como que apanhadas no backstage”.

Esta sua primeira exposição é constituída por retratos, nos quais se procura e se verifica a exploração, o cruzamento de elementos que, de certa forma, apelam ao espectador para o reconhecimento de várias identidades, como ícones cinematográficos, cenas, fotogramas ou “stills” de filmes famosos e marcantes da História do Cinema, certos grupos religiosos e étnicos.

A mostra pode ser admirada no horário normal de funcionamento das instalações de Ovar da UFO até 31 de Julho.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo