Covid-19

Há um ano, Ovar tinha 30 casos e foi isolada

O Governo decretou, no dia 17 de março de 2020, ou seja, exactamente há um ano, o isolamento do concelho de Ovar através de uma cerca sanitária devido ao elevado número de casos confirmados – dos 51 casos confirmados da Região Centro, 30 eram de Ovar, devido à possibilidade de uma transmissão comunitária activa, o risco de transmissão generalizado e a possibilidade de ocorrer novas cadeias de transmissão.

Nesse dia, estava agendada uma reunião da comissão municipal da Protecção Civil que seria interrompida pelas autoridades de saúde a anunciar a inevitabilidade do cerco. O cenário era pintado em tons muito graves: Previam-se 40 mil infectados e cerca de um milhar de óbitos. Chegou a pensar-se em comprar ou alugar instalações frigoríficas para os conservar.

A quarentena geográfica significou o estabelecimento de restrições à actividade económica e circulação de pessoas, cuja a entrada e saída foi vedada, excepção feita a um conjunto de profissionais de saúde, para abastecimento de áreas que devam continuar em funcionamento, combustíveis, supermercados, mas fica vedada a saída de residentes e o acesso de todos os outros ao Município de Ovar.

Os comerciantes fecharam portas e a sensação foi muito estranha ao ver a estagnação da cidade. “O aperto da incerteza do futuro”, na altura, foi algo revelado pelos comerciantes. Há um ano, a cidade estava deserta, ia ficar sem comboios e perder qualquer movimento na rua.

O comercial diz que as consequências deste acontecimento ainda hoje são sentidas e que “a marca da cerca sanitária na economia local é evidente”.

O cordão sanitário teve efeito às zero horas do dia 18 com a implementação de vigilância reforçada pelas autoridades nas fronteiras do município, naquele que continua a ser o único cordão sanitário de Portugal continental na actual pandemia. O Município quer marcar o dia com um minuto de silêncio.

CRONOLOGIA 2020

  • 11 de Março: Primeiro caso de infecção confirmado em SV de Pereira
  • 11 de Março: Polo da USF Alpha (SV Pereira) encerrado
  • 12 de Março: Caso confirmado encerra USF de São João
  • 12 de Março: Museu Escolar Oliveira Lopes entra em quarentena
  • 13 de Março: Mercado Municipal é encerrado
  • 15 de Março: Concelho tem dez casos confirmados
  • 16 de Março: Câmara Municipal encerra atendimento presencial
  • 17 de Março: Accionado o Gabinete de Crise

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo