DesportoOutros

O crescimento das equipas de eSports em Portugal

Um novo mercado está em ascensão em Portugal, o do mundo profissional dos games. Cada vez mais é possível ver eventos, torneios e jogadores de destaque no panorama nacional. A indústria dos ‘games’ é, sem dúvidas, a que mais cresceu em termos de entretenimento neste século e, portanto, não deveria ser uma grande novidade o facto de os eSports estarem em destaque nos últimos anos, sobretudo porque os jogos online não são exactamente uma novidade para o público.

De facto, o interesse do grande público por jogos online não é recente. Basta olharmos para a variedade de jogos de casino que já estão consolidados como alguns dos mais jogados da internet já há muitos anos. O que tem mudado, no entanto, é o olhar que os jogadores têm para tais jogos. Já não é raro vermos equipas a organizarem-se para disputar torneios regionais, nacionais e até mesmo internacionais.

Ainda que não existam dados oficiais, estima-se que o número de atletas dos eSports já passa de um milhão, sendo que a grande maioria já actua profissionalmente. E assim como o número de atletas, o número de equipas também tem um aumento significativo, o que aumenta a competitividade e as possibilidades de organização de torneios regionais.

O fortalecimento do mercado nacional

E com este crescimento dos eSports no país, a questão que fica é: como é que o mercado pode tirar proveito desse crescimento? A resposta não é simples, mas é possível afirmar que existem diversas formas de promover os ‘games’ profissionais e impulsionar ainda mais seu crescimento.

Uma das mais evidentes tem a ver com as acções da  Federação Portuguesa de Desportos Eletrónicos, a FPDE, que tem como objetivo não apenas promover o crescimento do setor, mas também de assegurar que tal crescimento venha acompanhado de valores desportivos, educação e cultura. Esse crescimento de maneira responsável, segundo a federação, ajuda a criar condições para que os atletas possam profissionalizar-se.

Outra iniciativa importante que contribui para o crescimento dos eSports em Portugal são os eventos, que crescem a cada ano. Além da Conferência Internacional de Desportos Electrónicos, organizado pela própria FPDE em parceria com a Universidade Europeia e a Cisco, há também os eventos promovidos pela Inygon, como a Lisbon Games Week e os torneios Red Bull Player One e Worten Game Ring.

Além desses grandes eventos, é possível também citar as ligas portuguesas de ‘League of Legends’ e de ‘Counter Strike’ como dois dos maiores atractivos para o crescimento do mercado nacional. Esses são dois dos jogos mais populares do mundo dos eSports. Isso significa que as ligas nacionais atraem mais curiosos e também incentiva a criação de novas equipas e a carreira de novos atletas.

Muito além dos games

O crescimento das equipas de eSports não reflecte apenas num maior número de atletas ou de eventos, mas também é algo que movimenta o mercado de forma significativa. Para se ter uma ideia, o sector cresceu 24% ao ano entre 2016 e 2020, e a tendência é que esse número aumente ainda mais. Isso ocorre porque a geração de empregos no sector também aumenta.

A estrutura de uma equipa de eSports necessita de diversos tipos de função, como os de administração, design, logística, formados em tecnologia da informação, entre diversas outras funções que geram empregos formais. Além disso, as diversas ligas e torneios que estão cada vez mais em evidência também necessitam de profissionais para a sua organização e para a sua realização, nomeadamente os profissionais de montagem de palcos e os de limpeza, por exemplo. Tudo isso sem contar com os diversos patrocínios e divulgação de marcas que indicam que os desportos do futuro já fazem parte do presente.

É certo que o mundo tem passado por mudanças e o crescimento dos eSports é apenas um reflexo de uma evolução da época digital, que ocorre de maneira bastante natural e que tende a ter cada vez mais entusiastas, sejam os adeptos das equipas, os funcionários dos eventos ou mesmo os próprios atletas.

 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao Topo