CulturaPrimeira Vista

Ovar na lente de Teófilo Rego no Museu Júlio Dinis

A Casa Museu Júlio Dinis apresente  ao público um conjunto de trabalhos fotográficos realizados por Teófilo Rego no concelho de Ovar e região, no âmbito de encomendas de instituições, empresas e particulares, bem como outros registos fotográficos pessoais.

As fotografias retratam um Ovar de outra época, mas sempre fiel às suas tradições de mar e Carnaval. A partir das imagens pessoais de Teófilo Rego expostas na Casa Museu será estabelecido um diálogo entre as vivências do fotógrafo portuense e de Júlio Dinis que, apesar de viverem em séculos diferentes, tiveram e descreveram percursos bem semelhantes, um com a caneta e outro com a câmara fotográfica.

Teófilo Rego foi um amante da arte fotográfica. Enquanto profissional, foi um dos maiores fotógrafos nacionais a representar a indústria portuguesa, com incidência no Norte de Portugal. A par da intensa atividade comercial, durante mais de 50 anos, Teófilo Rego registou os seus lugares e as suas imagens pessoais, que nos permitem rever a segunda metade do séc. XX do país.

A mostra de trabalhos do fotógrafo portuense fica patente até 15 de abril, na Casa Museu Júlio Dinis.

Quem era Teófilo Rego? Conheça-o aqui.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao Topo