CarnavalPrimeira Vista

PS contra aumento de preços para o Carnaval de Ovar 2026 proposto pelo executivo PSD/Lígia Pode

O Executivo Municipal PSD/Lígia Pode submeteu à aprovação, em reunião de Câmara, o tarifário para o Carnaval de 2026. Após análise da proposta apresentada, os vereadores eleitos pelo Partido Socialista de Ovar não puderam deixar de assinalar a escassa fundamentação que sustentava os 𝐚𝐮𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐩𝐫𝐞𝐜̧𝐨𝐬 𝐧𝐞𝐥𝐚 𝐩𝐫𝐞𝐯𝐢𝐬𝐭𝐨𝐬, nomeadamente a imprecisão relativamente aos custos totais do próximo Carnaval e ao acréscimo dos valores dos serviços contratados.

Registamos, ainda assim, que, segundo informação transmitida pelo próprio Executivo PSD/Lígia Pode, e atendendo à programação prevista, os custos deverão situar-se num patamar semelhante ao do ano anterior. Esta constatação deixou-nos desde logo intrigados: o Carnaval de 𝟐𝟎𝟐𝟓 foi amplamente 𝐩𝐮𝐛𝐥𝐢𝐜𝐢𝐭𝐚𝐝𝐨 𝐜𝐨𝐦𝐨 𝐨 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐜𝐚𝐫𝐨 𝐝𝐞 𝐬𝐞𝐦𝐩𝐫𝐞 𝐞, 𝐚𝐢𝐧𝐝𝐚 𝐚𝐬𝐬𝐢𝐦, 𝐭𝐚𝐥 𝐧𝐚̃𝐨 𝐦𝐨𝐭𝐢𝐯𝐨𝐮 𝐪𝐮𝐚𝐥𝐪𝐮𝐞𝐫 𝐚𝐮𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐨 𝐩𝐫𝐞𝐜̧𝐨 𝐝𝐨𝐬 𝐛𝐢𝐥𝐡𝐞𝐭𝐞𝐬, decisão que, no nosso entendimento, apenas se explica pelo facto de ter sido 𝐚𝐧𝐨 𝐝𝐞 𝐞𝐥𝐞𝐢𝐜̧𝐨̃𝐞𝐬. Porque razão, então, propor agora um aumento?

Outro aspeto que consideramos inultrapassável prende-se com o facto de os desfiles que registam os aumentos mais significativos serem o Desfile Noturno das Escolas de Samba e, pasme-se, o bilhete de peão nos restantes desfiles. Um dos eventos carece de maior dinamismo e capacidade de atração, enquanto o outro é precisamente o que garante maior acessibilidade, nomeadamente para famílias numerosas ou para pessoas em situação de dificuldade económica. 𝐔𝐦 𝐚𝐮𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐬𝐞𝐦 𝐪𝐮𝐚𝐥𝐪𝐮𝐞𝐫 𝐩𝐫𝐞𝐨𝐜𝐮𝐩𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐬𝐨𝐜𝐢𝐚𝐥 𝐞 𝐜𝐮𝐥𝐭𝐮𝐫𝐚𝐥 𝐞́ 𝐚𝐥𝐠𝐨 𝐪𝐮𝐞 𝐧𝐚̃𝐨 𝐩𝐨𝐝𝐞𝐦𝐨𝐬 𝐭𝐨𝐥𝐞𝐫𝐚𝐫.

Nota: Temos esperança que da nossa posição não seja novamente necessário prestar qualquer esclarecimento interpretativo ao executivo PSD/Lígia Pode.

𝐀𝐬𝐬𝐢𝐦, 𝐯𝐨𝐭𝐚́𝐦𝐨𝐬 𝐂𝐎𝐍𝐓𝐑𝐀.

Os vereadores do Partido Socialista de Ovar

Emanuel Oliveira
Fernando Camelo de Almeida
Eva Oliveira

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo