CulturaSlider

362 meninas desfilam na Festa das Fogaceiras

Em Santa Maria da Feira, desfilaram hoje, na Festa das Fogaceiras, 362 meninas com fogaças à cabeça, em cumprimento do voto religioso contra a peste negra.

Coincidindo com o feriado municipal do território, o evento consiste de três grandes momentos ao longo do dia: o cortejo cívico das 10h30 entre a câmara e a Igreja dos Loios, a missa das 11h, presidida pelo Bispo do Porto e a procissão das 15h30 em que as meninas participantes desfilarão de branco pelas ruas do centro histórico, transportando à cabeça o pão doce que há 514 anos a comunidade vem entregando a São Sebastião para agradecer a sua proteção contra a peste bubónica.

A organização do evento cabe à autarquia, que começou por verificar se as 362 fogaceiras inscritas para as cerimónias de 2019 possuíam indumentária adequada à tradição e procedeu depois a 145 empréstimos de vestidos e calçado brancos às meninas que não dispunham dessas peças específicas.

A fase seguinte foi garantir a adequação do perímetro da festa às exigências de uma celebração que, pública, gratuita e predominantemente realizada ao ar livre.

A novidade da festa este ano é o prado entre o rio Cáster e o largo do Rossio que se apresenta com uma série de carrosséis e estruturas de diversão normalmente associadas às festas populares. A autarquia feirense quer, com esta medida, recuperar uma tradição que existia até há uns 40 anos, em que os carrosséis faziam parte da Festa das Fogaceiras.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta