CulturaPrimeira Vista

Válega: Escola Oliveira Lopes festeja 109 anos

A Escola Oliveira Lopes foi inaugurado no dia 2 de Outubro de 1910 com uma festa que fez jus à aura de grandeza que a ajudou a manter como um dos edifícios mais marcantes da freguesia de Válega.

Numa organização da Associação dos Antigos Alunos da escola, assinalaram-se 109 anos da sua inauguração, escassos meses volvidos da sua abertura como museu – no último Dia do Município, requalificado que está o edifício como era desejo da comunidade orgulhosa de tamanho legado.

O dia de aniversário ficou marcado por uma romagem ao jazigo dos Irmãos Oliveira Lopes, que financiaram a construção da escola, onde foram depositadas flores pelos alunos do Centro Educativo da Regedoura e uma coroa de flores pela Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes.

Realizaram-se ainda visitas guiadas ao Museu Escolar Oliveira Lopes pelos alunos do Centro Educativo da Regedoura, seguidas de sessões do workshop “Novos espécimes”. O presidente da associação, Augusto Pinho,
viu com “imensa satisfação a adesão e o entusiasmo das crianças às actividades propostas, sendo que, estou convicto de que é desta forma que preservamos o legado dos Irmãos Oliveira Lopes”.

Por seu lado, a Câmara Municipal de Ovar organizou uma tertúlia sobre o tema “O Ensino em Portugal: A 1.ª República”, que contou com as intervenções de Hélder Pinho de Almeida e Norberto Ferreira da Cunha. No painel de oradores moderado pelo vereador da Cultura, Alexandre Rosas, esteve ainda Joaquim de Almeida e Pinho a quem se deve, em 1996, a recolha do acervo escolar numa sala especial que, em paralelo à actividade normal da escola, funcionava como cápsula do tempo expositiva, sempre aberta ao público que aí quisesse avivar a memória de aulas passadas.

No dia 4, a Associação dos Antigos Alunos procedeu à entrega de nove bolsas de estudo denominadas “Troupe de Reis” e duas bolsas designadas por “Manuel Joaquim da Silva Laranjeira”, numa sessão pública, que se realizou no passado dia 4 de outubro, no auditório da renovada escola.

No passado sábado, realizou-se a Missa de homenagem aos Irmãos José e Manuel José de Oliveira Lopes, na Igreja Matriz de Santa Maria de Válega. O programa dos 109 anos da inauguração termina neste domingo, dia 13 de outubro, com a realização de uma caminhada pela freguesia de Válega, com concentração dos participantes na Escola Oliveira Lopes, a partir das 9 horas.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo