CulturaPrimeira Vista

“90 Segundos de Ciência” vence Prémio Gulbenkian

O programa da Antena 1, “90 Segundos de Ciência”, é um dos vencedores deste ano do Prémio Gulbenkian. A rubrica conquistou o galardão na área do conhecimento, no valor de 50 mil euros.

O jornalista ovarense Adriano Cerqueira, que integra a equipa do professor universitário António Granado e de Joana Lobo Antunes e esteve na génese do programa, não esconde a satisfação com este prémio de prestígio. “É fantástico, é o reconhecimento do trabalho que realizamos como equipa ao longo dos últimos três anos”, disse ao OvarNews. “Pessoalmente é indescritível a sensação de ver o meu trabalho reconhecido desta forma”, acrescentou.

O jornalista trabalha no “90 Segundos de Ciência” desde o início, em Junho de 2016, quando ainda era apenas uma ideia piloto. Desde então, dá a conhecer a ciência que se faz em 90 segundos, de segunda a sexta-feira, na Antena1, dando voz a cientistas portugueses de todas as áreas de investigação.

Adriano Cerqueira confessa que sempre gostou de ciência. Na verdade, “até ao final do secundário queria ser Paleontólogo, um pouco inspirado por filmes como o «Jurassic Park» ou o «Em Busca do Vale Encantado»”. Desde a infância passada sem São Miguel de Ovar que se deixava fascinar por dinossauros e pela história do nosso planeta.
“Eventualmente, surgiu também uma paixão pelo jornalismo e, em particular, pela rádio, e acabou por falar mais alto na altura em que tive que tomar a decisão de escolher o curso”, recorda, notando que se manteve “sempre ligado à comunicação de ciência. Quer a nível pessoal, quer a nível profissional”.

Apesar de ter apenas 90 segundos, o programa que a Antena 1 emite é um desafio. “É, especialmente numa área tão sensível como é a ciência”. Adriano Cerqueira salienta que “é um desafio reduzir a minuto e meio uma investigação de vários anos, mantendo uma clareza e uma simplicidade na linguagem que a permita ser acessível ao grande público”.

Para o conseguir, é importante o “trabalho que faço junto dos investigadores enquanto os entrevisto, preparando-os e guiando-os para o resultado que melhor espelha, não só a sua investigação mas a relevância que esta tem quer para a sua área em específico, quer para a sociedade como um todo”.

A cerimónia de entrega dos galardões aconteceu na passada sexta-feira, com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo