CulturaPrimeira Vista

A arte de cor e salteado (Passatempo)

Em “By heart”, Tiago Rodrigues ensina um poema a 10 pessoas. Essas 10 pessoas nunca viram o espetáculo e não faziam ideia que poema iriam aprender de cor à frente do público. Enquanto os ensina, Tiago Rodrigues vai desfiando histórias sobre a sua avó quase-cega misturadas com histórias sobre escritores e personagens de livros que, de algum modo, estão ligados à sua avó e a ele próprio. Esses livros também estão lá, em palco, dentro de caixotes de fruta.

E à medida que cada par de versos vai sendo ensinado ao grupo de 10 pessoas, vão emergindo ligações improváveis entre o vencedor do Nobel Boris Pasternak, uma cozinheira do norte de Portugal e um programa de televisão holandês chamado Beleza e Consolação. E o mistério da escolha do poema que as 10 pessoas decoram vai sendo esclarecido.

By heart é uma peça sobre a importância da transmissão, do invisível contrabando de palavras e ideias que apenas guardar um texto na memória pode oferecer. É sobre um teatro que se assume como esse lugar de transmissão do que não pode ser medido em metros, euros ou bytes.

É sobre o esconderijo seguro que os textos proibidos sempre encontraram nos nossos cérebros e nos nossos corações, garantia de civilização mesmo nos tempos mais bárbaros e desolados. Como diria o professor de literatura George Steiner numa entrevista ao programa de televisão Beleza e Consolação: “Assim que 10 pessoas sabem um poema de cor, não há nada que a KGB, a CIA ou a Gestapo possam fazer. Esse poema vai sobreviver”. Em última análise, By heart é uma recruta para a resistência que só termina quando os 10 guerrilheiros souberem o poema de cor.

Texto, encenação e interpretação
Tiago Rodrigues

Texto com fragmentos e citações de
William Shakespeare, Ray Bradbury, George Steiner, Oliver Sacks, Joseph Brodsky, entre outros

cenário, adereços e figurino
Magda Bizarro

Filósofos, escritores, músicos, cientistas, artistas, entre eles George Steiner, que aborda a questão do “saber de cor” (to know something by heart). A memória enquanto perpetuadora eterna do conhecimento.

A não perder, a 24 de Abril, no Centro de Arte de Ovar, “By Heart”, de Tiago Rodrigues.

PASSATEMPO
Temos uma entrada dupla para espectáculo. Diga-nos o canal de TV que transmitiu em Portugal uma série de documentários sobre este tema.
Resposta com dados pessoais para [email protected].
Boa sorte!

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo