CulturaPrimeira Vista

Agostinho Leal apresenta novo livro sobre os Caminhos de Santiago

“Memórias de um Peregrino” e “O Caminho sob o Silêncio das Estrelas” (2ª Edição) são lançados em Vila das Aves (Santo Tirso), a 13 de dezembro

O ovarense Agostinho Leal vai apresentar o seu novo livro “Memórias de um Peregrino”, juntamente com a 2ª edição de “O Caminho sob o Silêncio das Estrelas”, numa cerimónia de entrada livre a decorrer no Centro Cultural de Vila das Aves (Santo Tirso), no dia 13 de dezembro de 2019.

A cerimónia de lançamento, a iniciar pelas 21 horas, assinala a estreia do autor – também conhecido por “Leal Peregrino” – no circuito livreiro nacional, após ter editado e distribuído, de forma independente, o romance “O Caminho sob o Silêncio das Estrelas”, em 2018. O sucesso deste livro motivou a sua reedição pela Ego Editora, bem como o interesse da editora em lançar, sob a sua alçada, o livro “Memórias de um Peregrino”, agora apresentado.

Apesar de ter nascido em Penafiel e de ter crescido em Vila das Aves (Santo Tirso), Agostinho
Leal vive com a sua esposa em Ovar, há mais de três décadas, localidade onde criou os seus dois filhos e tendo cimentado com a cidade uma forte ligação afectiva. Tendo atingido o posto de Sargento-Chefe Paraquedista, cessou o serviço militar activo em 2008, enquanto desempenhava funções no Regimento de Infantaria n.º 10 (S. Jacinto), Unidade onde passou a maior parte da sua carreira.

Quando passou à situação de Reserva, Agostinho Leal, que já praticava atletismo nas equipas “Veteranos de Ovar” e “AFIS”, procurou uma actividade que lhe permitisse ocupar algum tempo livre e ter um estilo de vida saudável, descobrindo os Caminhos de Santiago, pelos quais rapidamente se apaixonou. Tinha partido à procura de uma experiência de ar livre, mas acabou por encontrar um espaço de reflexão e descoberta espiritual interior, no qual se encontrou a si próprio, inspirando-se igualmente a partilhar esta experiência, através da escrita.

Em “Memórias de um Peregrino”, Agostinho – que percorreu vários Caminhos de Santiago por diversas vezes, ao longo de mais de 4 mil quilómetros – partilha algumas dicas para quem se quiser aventurar neles e relata algumas das suas experiências, mostrando, de forma intensa e apaixonada, por que o Caminho de Santiago é um modo de vida e uma experiência sem igual, que todos deverão fazer, pelo menos, uma vez na vida.

Por sua vez, a ficção romanceada “O Caminho sob o Silêncio das Estrelas” descreve a peregrinação de várias personagens, de entre as quais, a catalã “Mayte”, que a meio da “Via de la Plata” (o caminho que liga Sevilha a Astorga) conhece Antón, e os dois decidem continuar a sua jornada juntos. Ao longo do caminho, vão cruzar-se com outros peregrinos, surgindo rapidamente uma afinidade e sintonia que, como por magia, irá guiar o grupo até Santiago. No entanto, a verdadeira viagem desenrola-se na descoberta que cada um faz de si próprio, quando se apercebem que o maior peso não é o que se leva na mochila, mas sim no coração.

Embora a apresentação oficial seja a 13 de dezembro, ambos os livros encontram-se já em distribuição e estão disponíveis em várias lojas das cadeias Bertrand e FNAC, bem como nas lojas online Wook.pt, Almedina.net e Egoeditora.com. É ainda possível adquirir os livros autografados pelo do autor, contactando-o através do e-mail [email protected], ou em https://www.facebook.com/Leal.Peregrino.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo