Saúde

Hospital de S. João da Madeira aumenta 4% as cirurgias de ambulatório

A Unidade de Cirurgia de Ambulatório (UCA)  de S. João da Madeira do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga realizou até agosto deste ano um total de 3.341 intervenções em cirurgia de ambulatório, o que representa mais 4% do que as realizadas em igual período no ano anterior (3.210). A UCA é uma unidade integrada, com recursos humanos e espaço físico próprios,  vocacionada para a cirurgia de ambulatório. As cirurgias em regime de ambulatório têm como principal vantagem  oferecer uma maior comodidade e bem estar ao utente, uma vez que interfere minimamente com o seu dia a dia. Graças à evolução tecnológica, das técnicas cirúrgicas e anestésicas é possível garantir regresso a casa do utente no próprio dia.

Os serviços com maior número de intervenções realizadas até ao mês de agosto foram Cirurgia Geral que aumentou as cirurgias em 8% passando de 789 para 854; o Serviço de Ortopedia que passou de 417 intervenções para 428, uma crescimento de 3%; e Urologia, com um crescimento de 68%, ao passar de 75 cirurgias em ambulatório para um total de 126. De realçar o arranque, no início deste ano, das intervenções em ambulatório do Serviço de Obstetrícia com um total de 1.542 intervenções realizadas até agosto.

Em termos globais de actividade cirúrgica de ambulatório no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), até ao mês de agosto foram realizadas 5.998 cirurgias, sendo o Hospital de S. João da Madeira responsável por um total de 56% das cirurgias em ambulatório realizadas no CHEDV. Estes resultados foram conseguidos através da motivação das equipas da UCA e de medidas para potenciar a ocupação das salas de cirurgia.

Miguel Paiva, presidente do Conselho de Administração do CHEDV, diz que “a aposta na cirurgia de ambulatório vem sendo reforçada nos últimos anos, seja por uma questão de comodidade dos utentes, seja porque temos conseguido motivar as equipas para realizar novos procedimentos cirúrgicos através deste método. Este ano, em que tivemos de suspender praticamente toda a cirurgia convencional durante mais de dois meses, esta estratégia ainda produziu melhores resultados. Apesar dos constrangimentos derivados do período mais agudo da pandemia, em Março, Abril e Maio, a verdade é que o esforço de recuperação encetado desde então está a produzir excelente resultados. Conseguimos, por isso, não só recuperar a actividade pedida nesses meses, como ainda estar a registar aumentos face ao ano 2019 (que já havia sido o melhor de sempre), o que é notável” .

Em funcionamento desde 2009, a Unidade de Cirurgia de Ambulatório (UCA) do Hospital de S. João da Madeira é uma referência nacional em Cirurgia de Ambulatório, tendo obtido o nível de Excelência Clínica da Entidade Reguladora de Saúde (ERS). Ao longo dos anos, o Hospital de S. João da Madeira tem recebido consecutivamente a Excelência Clínica máxima, atribuída pela ERS, na área de Cirurgia de Ambulatório, demonstrando assim cumprir todos os critérios de qualidade exigidos, de acordo com o Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS).

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo