Opinião

As coisas acontecem – Ricardo Alves Lopes

Depois de tantos textos pensados e repensados, aglutinadores de ideias ou divisores de opinião, hoje apetece-me navegar por mares diferentes, procurar uma calmaria que só se encontra na prosa declarada ao amor, na ligeireza de sentir e deixar de pensar.

Lembro-me bem de caminhadas e pequenas corridas que fiz pela Avenida da Régua, com as árvores a marcarem o compasso do sorriso e da actividade física, com o mar a pôr-se à frente e a cidade a esconder-se nas minhas costas. A passagem da rotunda, que para um lado dá o mar e para outro a Ria. A subida da avenida, o passeio junto da praia, o vento que resvala e o mar que fala. As pessoas que passam e a cidade que acontece.

A chuva a bater no Neptuno e o mercado a alvoraçar-se cedo, as pastelarias da cidade a principiarem o dia ainda na hora da modorra, as lojas de roupa e outras coisas mais a abrirem aos poucos, os escritórios a comporem-se, as fábricas a encherem-se, o dominó no Bagunça, o bilhar no Ideal, os registos no Reis, os cafés na Praça e os almoços no João Gomes.

A cidade a mover-se nas repartições públicas, os estudantes a furarem pela estação, a passarem em autocarros, a chegarem às escolas. Tudo a acontecer.

Os reformados a tratarem das suas coisas, a ajeitarem as casas, a procurarem as amigas e amigos para passarem mais um tempo, os pescadores a saltarem para o mar, os serralheiros a agarrarem-se nas madeiras, os miúdos a avançarem com os seus projectos, os bares a fazerem o rescaldo do fim-de-semana e a pensarem no próximo, os veraneantes a suplicarem o regresso do sol e os saudosistas a olharem o céu carregado, a chuva a bater no vidro e a soltarem uma lágrima. Melancolias.

A vida acontece enquanto o Inverno chega e as pessoas regressam à sua calmaria. Ovar acontece, a vida acontece e nós acontecemos. Este é o meu texto desta semana. Descritivo, puro e curto. Nem sempre tenho grandes coisas a dizer, esta semana era uma delas.

Ricardo Alves Lopes (Ral)
http://tempestadideias.wordpress.com
[email protected]

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo