CulturaSlider

Avanca ganha mural de Egas Moniz

João Paulo Dias queria associar a sua assinatura a Egas Moniz, o maior vulto da sua terra. Egas Moniz continua a ser o nosso único Prémio Nobel da Medicina e em Avanca o seu nome está muito presente, pois ali nasceu e a casa onde viveu, projectada pelo arquitecto Korrody em 1915 é, hoje, um Museu muito conhecido e procurado.

Fazer um mural de homenagem ao português vencedor do Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina era, pois, um desejo antigo de João Paulo Dias, ‘grafitter’ também natural de Avanca.

“Era uma ideia antiga, mas ainda não tinha surgido a oportunidade certa”, conta ele, frisando era preciso encontrar uma parede com as dimensões necessárias. Pensou na parede poente da Escola Básica do Mato. “Falei sobre essa possibilidade com a Junta de Freguesia, esta falou com a Câmara Municipal de Estarreja e aqui estamos”.

Apesar de não ser um sítio central, Egas moniz disse: “A instrução e o trabalho formam a alavanca com que se revolve o mundo”, por isso este local é perfeito “está bem visível e os alunos acabam por querer saber mais sobre Egas Moniz, o que é bom”.

A pintura foi realizada em tempo recorde: iniciada a 26 ficou pronta no dia 28 de Julho. “Executei-a em apenas três dias, porque ameaçava chuva logo a seguir e eu queria acabar tudo durante o 25.º Festival de Gastronomia de Avanca que decorreu este ano, naqueles dias”.

João Paulo Dias é natural de Avanca e já é o autor da decoração de sete das 24 sedes de grupos na Aldeia do Carnaval.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta