Covid-19

Elastictek criou tecido especial que mata o vírus em 15 minutos

A Elastictek criou, em parceria com um laboratório internacional, um filme (TNT, como também se diz no sector) que tem incorporado um agente antimicrobiano que mata bactérias e vírus como o SARS-CoV-2. Segundo fonte da empresa de Ovar – Indústrias de Plásticos revelou ao DN/JN que “ensaios realizados num laboratório independente nível III apontam para a eficácia da solução ao desativar 99,99% da atividade viral em 15 minutos”.

O filme em questão permitirá que as empresas de confeção produzam vários tipos de roupa, como, por exemplo, “batas, fatos de protecção e outros produtos de proteção individual com fortes propriedades antivíricas e antibacterianas, inibindo desta forma a atividade viral presente tanto em ambiente social como em ambiente hospitalar”, refere a empresa, que começa nesta semana a comercializar o produto, tendo uma capacidade de produção diária de 200 mil metros quadrados de “tecido”, o suficiente para fazer, por exemplo, 50 mil fatos de proteção individual.

Além de inactivar o vírus, este material é também reciclável. Esta era uma das prioridades da empresa que emprega 70 funcionários.

Mário Jorge Machado, presidente da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) elogiou ao DN/JN, elogiou a aposta em antivirais e diz que é um dos caminhos do futuro. “Tudo o que é introdução de funcionalidades nos tecidos, seja na área da saúde ou no desporto, por exemplo, é diferenciador e tem mais valor no mercado”.

César Araújo da Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confeção (ANIVEC) considera que estes novos tecidos não tecidos com alta tecnologia associada “são mais um passo para Portugal e a Europa deixarem de estar reféns e dependentes dos produtos asiáticos”, lembrando que 85% de toda a roupa consumida na Europa tem proveniência naquele continente. “Somos o caixote do lixo da Ásia”, refere.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo