CulturaPrimeira Vista

Uma tarde inteira a festejar os livros e a leitura

O Parque Urbano de Ovar acolheu, esta tarde de sábado, o programa Livros em Festa, numa organização do Agrupamento de Escolas Ovar Sul, no âmbito do Plano Nacional de Leitura (PNL).

Mara João Cartaxo, coordenadora do projecto, explicou que este evento partiu do “Agrupamento de Escolas de Ovar Sul que apresentou um projecto ao PNL, com o objectivo de envolver também a comunidade numa grande iniciativa e teve a sorte e o mérito de ser seleccionado”.

O projecto “Ler para (Re)Criar” pretendeu ir ao encontro dos “livros para os recriar através do teatro, da dança, da animação, etc”.

Depois que souberam que a ideia tinha sido aproveitada, seguiram-se “muitos meses de trabalho na criação de estruturas que estiveram no Parque Urbano para integrar as apresentações do Auto da Barca do Inferno, Os Lusíadas e a Ilha dos Amores, o Auto da Índia, entre outras”, desvendaram Maria João Cartaxo e Mónica Bonifácio, as docentes que coordenaram a iniciativa.

“Foram trabalhadas imensas obras, deu muitotrabalho e foi necessária muita entrega mas o resultado foi muito gratificante”, resumiram.

Estas candidaturas “são muito válidas”, analisa Maria João, “pois garantem também um reforço financeiro considerável para a aquisição de livros para a nossa biblioteca e, por isso, o nosso coordenador interconcelhio das bibliotecas anunciou a requalificação da biblioteca da escola Júlio Dinis que como está não serve as necessidades de uma escola secundária”.

“Acaba por ser um contributo para que possamos desenvolver outros projectos daqui em diante”, concluem as duas.

Para a vereadora Ana Cunha, esta “é uma iniciativa muito louvável que denota grande dinamismo dos envolvidos e estimula a leitura, o que se enquadra nas prioridades da Câmara Municipal de Ovar em matéria de educação”.

“Num mundo em quevivemos rodeados de tanta tecnologia, a leitura continua a fazer todo o sentido e faz a diferença no desenvolvimento das nossas crianças”, concluiu a titular da pasta da educação na Câmara Municipal de Ovar.

Durante toda a tarde, as actividades decorreram, além do Parque Urbano, também no Museu Júlio Dinis, no Museu de Ovar, no Orfeão e noutros locais do centro da cidade, integrando exposições, teatro, tertúlias poéticas, feira do livro, comes e bebes.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo