Carnaval

“Carnaval Sujo” em competição nos Açores

Estando o Festival Curta Açores a comemorar a sua décima edição, dois filmes produzidos em parcerias pelo Cine Clube de Avanca vão estar em competição. Trata-se das curtas metragens de ficção “Carnaval sujo” de José Miguel Moreira e “A Tua Vez” de Cláudio Jordão e David Rebordão.

Exibido fora de competição, a longa metragem de Luís Diogo “Pecado fatal” integra a programação de um novo festival que está a marcar a indústria cinematográfica da Ásia. “Almaty Film Festival” está a decorrer na maior cidade do Cazaquistão, reunindo convidados e filmes de todo o mundo.

António Costa Valente do Cine Clube de Avanca integra o júri internacional que é presidido pelo cineasta vencedor de vários Óscares, Hugh Hudson (“Chariots of Fire”), pela atriz Samal Yeslyamova (Palma de Ouro Melhor Atriz em Cannes 2018), Takeo Hisamatsu (Presidente do Festival de Tóquio) e pela produtora russa Natalya Ivanova.

Entretanto terminou o Festival Internacional de Cinema de Arouca onde a curta metragem de ficção “5 Cigarrilhas” de Passos Zamith ganhou o Prémio de Melhor Argumento.

Também recentemente terminado, no Reino Unido o “Out of the Can Film Festival” viu a atriz Isabel Fernandes Pinto e o compositor Joaquim Pavão serem nomeados respetivamente para melhor atriz e melhor música pelos seus trabalhos no filme “Antes que a noite venha – Falas de Antígona”.

Este filme foi igualmente exibido no evento “Dos Modos Nascem Coisas 2019” de Albergaria-a-Velha.
Joaquim Pavão acaba de ser também nomeado para o prémio de melhor música, com este seu filme, no “5º Open World Toronto Film Festival”, que irá decorrer em novembro próximo no Canadá.

Os filmes “5 Cigarrilhas” de Passos Zamith, “Antes que a noite venha – Falas de Antígona” de Joaquim Pavão, “A Tua Vez” de Cláudio Jordão e David Rebordão, “Carnaval sujo” de José Miguel Moreira e “Pecado fatal” de Luís Diogo, marcam uma recente aposta na coprodução de filmes de ficção.

Nestes filmes intervieram várias entidades, nomeadamente o ICA, o IPDJ, Juntas de Avanca, Frazão e Paços de Ferreira e os municípios de Castelo Branco, Celorico de Basto, Estarreja, Ovar, Paços de Ferreira e Vila do Conde.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta