CulturaSlider

Casa-Museu de Arte Sacra da Ordem Franciscana Secular

A Ordem Terceira de São Francisco, como assim foi designada internacionalmente, até à promulgação da Regra de Paulo VI (24 de Junho de 1978), foi criada em Ovar, no dia 3 de Dezembro de 1660, resultado da missão de Frei Luís de São Francisco (Ordem dos Frades Menores do Convento de São Francisco do Porto) que pregou na Igreja Matriz de Ovar em 1659.

Esteve ligada ao convento do Porto, até 1779. Em 1780 adquiriu uma casa, de rés-de-chão, na Rua da Graça (actual Rua Gomes Freire), tendo esta sido profundamente alterada ao longo dos séculos.

Originalmente, destinada a arrecadar as alfaias da Ordem, foi ponto de depósito de muitas peças da paróquia, confrarias e particulares, sendo inaugurada como Casa-Museu de Arte Sacra no dia 17 de Fevereiro de 1973.

Tem como missão identificar, estudar, recolher, conservar e divulgar o espólio e tradições da Ordem Terceira de São Francisco, bem como, os bens e cultura religiosa da região de Ovar.

Reúne um conjunto diversificado de peças de Arte Sacra, de elevado valor, datáveis entre os séculos XV e XX, provenientes das paróquias de São Pedro, São João e São Cristóvão e das instituições religiosas de Ovar, realçando-se o espólio da Ordem Terceira de São Francisco de Assis.

As seculares procissões da cidade são um dos momentos de eleição para vermos as imagens que este museu alberga, mas com a actual pandemia tal já não foi possível em 2020.

Se vier a Ovar passear pelo centro histórico não perca a possibilidade de visitar este museu e deixe-se maravilhar com o espólio incrível que guarda.

 

Rua Gomes Freire, 27
3880-229 Ovar

Contactos
Tel:  256 027 283

E-mail: [email protected]

Tutela
Ordem Terceira de São Francisco de Assis

Funcionamento
De 2ª feira a sábado, das 10h às 12,30h e das 14h às 17h. Encerra: domingo e feriados.
(Pode mudar com o actual estado de Pandemia)

Artigos relacionados

Deixe uma resposta