CulturaPrimeira Vista

Cinema de realidade virtual mostra-se no festival Avanca 2019

O festival Avanca 2019, que também vai decorrer no cinema Dolce Vita Ovar, vai acolher a primeira competição internacional de cinema de realidade virtual (VR 360º) e assistir à apresentação do filme “Carnaval Sujo”, do realizador vareiro, José Miguel Moreira.

Um novo ecrã vai ocupar-se de novos filmes que, sem limites, permitem ao espectador poder olhar para todas as dimensões e espaços, num novo modo de ver cinema. Está prevista a exibição de filmes narrativos, mas também experimentais, que afastando-se dos jogos pela ausência da interactividade, abrem um novo mundo de criatividade, narrativa e estética fílmica.

O festival de cinema AVANCA, tem já o habito da antecipação tecnológica no espaço do cinema. No passado foi o primeiro festival de cinema em Portugal a premiar CD Interativos, video blogs, trailers, a receber Blu-Rays, para além de ter sido o primeiro a premiar obras que fazem a sua estreia mundial no AVANCA.

Segundo o presidente do Cineclube de Avanca, António Costa Valente, essa é uma das principais novidades da 23.ª edição do festival Avanca, destacando que foi também o primeiro certame de cinema em Portugal a apoiar a rodagem de novos filmes e é o primeiro que ultrapassa a barreira dos 30 filmes em estreia mundial.

Ao todo são 36 os filmes em estreia mundial e 84 os filmes em competição, oriundos de países dos cinco continentes, sendo que sete filmes portugueses participam na competição internacional e foram escolhidos para a Competição Avança, produzidos ou rodados na região.

Pela segunda vez, o festival é escolhido pela Federação Internacional de Cineclubes para atribuir o Prémio D. Quixote, tendo por júri o português Bernardo Cabral, Tariq Porter, de Espanha, e Thirunavukarasu Ganeshu, da Noruega.

Outra das novidades da edição deste ano do Festival é a criação de um fundo, dotado com cerca de 20 mil euros, para atrair novos produtores e levar realizadores a rodarem os seus filmes, em Estarreja.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo