CulturaPrimeira Vista

Daniel Oliveira em sessão de autógrafos nos CTT

O apresentador do programa “Alta Definição”, da SIC, esteve no sábado, nos CTT de Ovar para realizar uma sessão de autógrafos do seu último livro “A Fórmula da Saudade”.

Filho de pai vareiro, Daniel Oliveira nasceu em 1981, em Lisboa, mas é visita frequente da cidade de Ovar, onde mantém fortes ligações familiares.

A Fórmula da Saudade, o segundo romance de Daniel Oliveira (o primeiro foi A Persistência da Memória, em 2013),  conta a história de amor de Zulmira e Joaquim, os avós do apresentador. Daí que a Loja dos CTT de Ovar tenha sido pequena para todos quantos quiseram presenciar este regresso do filho pródigo.

Tendo em conta este aspecto autobiográfico, o livro conta como Camila, uma conhecida apresentadora de TV afectada por um escândalo, foge de Portugal e, já no clima quente do Rio de Janeiro, recebe um jornalista no seu hotel. É noite de Ano Novo e depressa este encontro se torna um espaço de confissão e sedução.

Este enredo leva a que Daniel Oliveira recorde a história de amor dos seus avós, Zulmira e Joaquim, que se conhecem na Lisboa dos anos 1950, até que o jovem oficial é enviado para as colónias portuguesas na Índia.Durante todo o livro, Daniel Oliveira vai construindo a verdadeira fórmula da saudade. Uma fórmula que só poderá realmente ser descoberta de forma total no livro que agora lançou. E remata: “o passado nunca se perde; perde-se – no máximo – o futuro“.

«Muitos dos documentos incluídos no livro são verdadeiros e o mesmo acontece com datas e discursos sociais incluídos na narrativa e relacionados com a Índia Portuguesa e o conflito diplomático e militar entre Portugal e a União Indiana, que começou em 1954», ressalva a Leya, editora do livro.

O segundo romance de Daniel Oliveira, que também já publicou dois livros relacionados com o seu programa Alta Definição, tem 248 páginas e custa 15,90 euros.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo