Cultura

Dia da (em) Liberdade para as crianças…

... no Parque do Buçaquinho

O 25 de Abril é um Gigante ‘(In)Visível’? No Parque do Buçaquinho é ambas as coisas e até se pronuncia no plural… na 9ª edição!

A iniciativa já rola a toda a velocidade, que o mesmo é dizer, basta meter ‘a quinta’ (feriado do 25 de Abril) e marchar a todo o gás para o Parque Ambiental do Buçaquinho, em Cortegaça, Esmoriz, Ovar. Falamos naturalmente da 9ª edição do Festival Gigantes Invisíveis, que decorre entre o feriado do Dia da Liberdade e o dia 30 de abril, e carateriza-se por ser um evento que aposta na promoção da leitura em fase positivamente precoce, por conseguinte, uma ativação estimulante da descoberta das letras junto dos mais novos, aproveitando os benefícios do ar livre para consagrar ‘o ar (do) livro’.

A referida aposta destinada às crianças e respetivas famílias tem de igual modo como alicerce didático-pedagógico o recurso a diferentes formas de arte para tornar mais tangível a missão da aproximação dos de tenra idade à leitura. O conjunto de atividades que consagram a programação d’Os Gigantes Invisíveis resulta do esforço conjunto da Câmara Municipal de Ovar e da companhia Imaginar do Gigante, as entidades organizadoras da iniciativa.

O acontecimento cujo lema feito desígnio se traduz por [Gigantes Invisíveis…] Encontro Literário Para os Mais Novos Leitores, tem, afinal, em 2024, o desafio renovado de fazer, através dos livros, com que os mais pequenos se tornem gigantes! Para que isso suceda, o festival cruza e atua através de vários formatos da literatura contemporânea para crianças.

No pote programático há espetáculos gratuitos de teatro e música, dança e circo, bem como oficinas, leituras e apresentação de obras. Usufruir dessas atividades permite a descoberta de um livro e às vezes a descoberta de um livro é todo um universo de leitura(s) do mundo.

Atividades em curso – ‘A Revolução + Gigante é a Evolução dos + Pequenos’…

Para ‘revolucionar’ em definitivo o dia 25 de Abril há uma mostra de ilustração a abrir os trabalhos, sob o signo “Medonhos” (14h30), logo em seguida toda a gente ficará ‘encostada às cordas’ com os elementos da Orquestra Sinfónica Juvenil de Lisboa (quarteto que tocará às 15h30), o momento posterior consagra o labor tripartido entre o Estabelecimento Prisional de Aveiro e os Agrupamentos de escolas de Ovar e Aveiro e a Universidade de Aveiro (coordenação da AdRA): o lançamento do livro “A Liberdade É”; no instante subsequente o público vai assistir à peça “Espera”, protagonizada pela companhia CIRCO EIA (Espanha), onde a dança e o circo se misturam para fazer as delícias da audiência, este espetáculo foi laureado com o prémio da Crítica 2017 de Melhor Espetáculo de Rua ao melhor espetáculo do Festival TAC de Valladolid 2021. A oficina de ilustração intitulada “Um Vaso para um Cravo”, coordenada por Anabela Dias, fechará o dia.

No período que decorre entre os dias 26, 29 e 30 de abrill (programação dos dias 27 e 28 é para o público em geral) o público-alvo escolar a usufruir das ações previstas será fundamentalmente o dos alunos residentes concelho de Ovar, que ao longo dessas datas da semana ocupará os jardins exteriores e espaços interiores na zona envolvente aos edifícios de acolhimento. Deste modo, as crianças em idade escolar vão desfrutar de oficinas cuja temática geral será: “Burilar Processos Criativos”, em três tópicos: Qual é a tua pergunta?, Formas e palavras da Liberdade e Manifesto para ser Livre. Há ainda teatro pela companhia Quadrilha, a peça “Gira Mundo” e lançamento do livro “Plouf”, 2.ª edição, (tudo isto entre as 09h30 às 12h30 ao longo dos três dias).

O público em geral tem uma programação para usufruir nos dias 27 e 28 abril (sábado e domingo), que contempla no primeiro desses dois dias, uma conversa com Kátia Casimiro, escritora e contadora de histórias, acompanhada pelo músico Charles Domingos, uma conversa será moderada por Amadu Dafé, os três são naturais da Guiné-Bissau (14h30). Um pouco mais tarde, Cláudia Gaiolas terá a seu cargo a peça “Antiprincesas”, de Clarice linspector (16h30). Segue-se uma apresentação em SPC (sistema pictográfico para a comunicação) do trabalho “Espuma do Mar” (17h30) e também sob a responsabilidade de Catarina Peixoto, um outro momento, um workshop de arte para famílias intitulado “Rostos Únicos” (18h30).

Para um rodapé em grande da programação, ficam reservados dois momentos para o dia 28: “Instante”, livro a ser apresentado por Virgínia Millefiori e Helena Zália, bem como uma oficina de expressão plástica “Primavera na Asa”, também liderada por Helena Zália (14h30/ o segundo momento é às 16h30).

Fica também um desígnio nada pretensioso, sob a forma de um convite: vir aos ‘Gigantes Visíveis’ é combater a iliteracia com uma semente de conhecimento.

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo