Cultura

EIXO é aposta cultural da Câmara Municipal de Ovar

O programa EIXO, promovido pela Câmara Municipal de Ovar e dirigido às crianças, jovens e famílias no âmbito da programação cultural em rede que o município oferece, está a revelar-se um êxito. Até à pausa lectiva do Carnaval, só no âmbito do EIXO, passaram pelo Centro de Arte de Ovar, para assistir a cinco espectáculos, mais de mil jovens espectadores, de trinta e nove turmas, de dezasseis Escolas.

Tendo em conta que esta programação, de forma geral, é pensada para pequenos grupos, de modo a que cada criança/jovem participe e viva cada momento, possa descobrir e apreender novos significados, guardar novas e enriquecedoras experiências, é já uma oferta cultural relevante da programação cultural em Ovar. O formato de lotação reduzida permite, ainda, que o público possa assistir ou participar nos espectáculos no palco, dando-lhe a noção da grandeza e magia que se esconde por trás das cortinas.

O último espectáculo do EIXO foi a peça Ploc do Pollock, de Rui Paiva e Bruno Humberto, que esteve no Centro de Arte de Ovar nos dias 03 e 04 de fevereiro e que contou com a participação de 141 espectadores, alunos dos agrupamentos de escolas do concelho de Ovar. Trata-se dum trabalho que se constrói através das linguagens do teatro de objectos, teatro visual, música e sombras, para contar uma história que continua para lá do livro.

Para Rui Paiva, o encenador, “as apresentações da peça de teatro no Centro de Arte de Ovar foram pontuadas por momentos de espanto”. Segundo ele, o espanto advém do facto de “termos o público em cima do palco e sentirmos que (afinal) estivemos todos, do início ao fim do espectáculo, no interior da tela do pintor Pollock”. Ainda de acordo com o encenador, foi especial “assistir à explosão de Plocs de imaginação que as crianças ofereceram quando, no final do espectáculo, e com o quadro à sua frente, quiseram construir infinitas histórias a partir de Plocs de cor e tinta…”

O EIXO – aprendizagem criativa oferece muitas outras actividades que acontecem noutros espaços do município de Ovar, como a Escola de Artes e Ofícios, o Museu Escolar Oliveira Lopes e Museu Júlio Dinis, procurando contribuir para o desenvolvimento, nas crianças e jovens, do espírito de iniciativa, da capacidade de análise e avaliação crítica, do sentimento de autoconfiança, da noção de responsabilidade e da solidariedade.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo