EmpresasPrimeira Vista

Empresa da SANJOTEC em projecto europeu para promover a economia circular

Consórcio junta 28 organizações de oito países

O projeto City Loops, financiado pelo programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia, envolve 28 organizações de oito países, entre elas a 2GO OUT Consulting, com sede na SANJOTEC – Parque de Ciência e Tecnologia de S. João da Madeira.

A empresa portuguesa teve um papel determinante nas elaboração da candidatura aprovada pela Comissão Europeia, realçando-se os contactos preliminares estabelecidos em setembro de 2017, em Bruxelas, com representantes de Copenhaga (Dinamarca), decisivos para o arranque da iniciativa.

“A participação da cidade do Porto, assim como de quatro parceiros portugueses no consórcio, constitui um sinal do elevado compromisso que existe em Portugal e nesta região do País em particular, para com o desafio da inovação na área da economia circular, com particular ênfase na gestão de bioresíduos”, afirma o diretor de inovação da 2GO OUT Consulting, Pedro Fonseca Santos, que participou esta semana num encontro de lançamento do projecto, na cidade dinamarquesa de Roskilde.

“Este é o segundo projeto europeu de inovação financiado pelo Horizonte 2020 em que a 2GO OUT Consulting participa, integrando os respetivos consórcios, o que nos orgulha bastante e é o resultado de uma aposta muito forte que a empresa tem feito na inovação e na internacionalização da sua actividade”, salienta o responsável, acrescentando que “até final do ano a empresa estará a acompanhar cinco projetos europeus de inovação, em áreas como a economia circular, smart cities, eficiência energética e citizen science”.

Orçado em cerca de 10 milhões de euros, o “City Loops” visa desenvolver em sete cidades europeias – onde se inclui o Porto – uma série de abordagens de planeamento urbano e de ferramentas inovadoras, com o objectivo de fechar o ciclo de fluxos de materiais e de recursos (como os resíduos de construção e demolição e os bioresíduos – resíduos alimentares e de jardins) e promover a transição para a economia circular, reduzindo a pegada carbónica, aumentando as capacidades de regeneração e estimulando novas oportunidades de negócio e a consequente criação de empregos.

A par da 2GO OUT Consulting integram o consórcio o município do Porto, a empresa municipal Porto Ambiente e a LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto.

O consórcio é liderado pelo ICLEI (Local Governments for Sustainability), um organismo internacional que dinamiza iniciativas para promover a sustentabilidade a nível local, tendo sido a organização responsável pelo lançamento e dinamização da Agenda 21 Local a nível mundial.

A 2GO OUT Consulting é uma empresa de consultoria especializada em economia circular, alterações climáticas, energia e smart cities, estando envolvida em diferentes projectos transnacionais, financiados pelo programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia.

A empresa desenvolve actividade também à escala nacional em projectos, comparticipados pelos programas Portugal 2020, Fundo Ambiental, Fundo de Eficiência Energética e EEA Grants.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo