CarnavalPrimeira Vista

João Fernando será Rei do Carnaval 2016

O presidente da Câmara Municipal de Ovar recebeu nos Paços do Concelho os futuros Reis do Carnaval de Ovar 2016, D. João – O Pão-de-Ló de Ovar e D. Sofia – A padroeira do Azulejo, que serão coroados no próximo dia 24 de janeiro, a partir das 15 horas, através do habitual desfile da Chegada do Rei, no centro da cidade de Ovar.

Sempre fiel à “Prata da Casa”, a escolha do Rei e da Rainha do Carnaval representa, como habitualmente, uma homenagem a cidadãos do concelho que se destacaram pelo seu envolvimento e contributo à comunidade e ao Carnaval.

Nesta edição, explicou o vereador Alexandre Rosas, a escolha recaiu em dois elementos de Escolas de Samba, como forma de “homenagear o nascimento do samba no Carnaval de Ovar, que remonta à década de 80”.

Os Reis, por sua vez, entenderam homenagear dois ex-libris do nosso concelho, o Pão-de-Ló de Ovar e o Azulejo.

O Rei Momo será o reconhecido João Fernando, um dos fundadores da Escola de Samba Charanguinha. Natural de Taveiro, Coimbra, João Fernando reside em Ovar há 60 anos e há 60 anos que faz parte do Carnaval de Ovar.

Viveu os anos do afamado Carnaval Sujo, dos cortejos do Bairros e das tradições dos grandiosos bailes de Carnaval, tendo inclusivo feito parte de uma banda, enquanto baterista, que animava os bailes do Café Progresso.

Em 1984, foi um dos fundadores da Escola de Samba Charanguinha que, em 1985, participou pela primeira vez no grande corso carnavalesco de Ovar. Na origem do GRES Charanguinha associam-se duas importantes marcas de Ovar: o Carnaval e o Basquetebol. Isto porque a Charanguinha teve a sua génese numa claque de apoio da Ovarense basquetebol, denominada “Charanguinha do Papai”, que encontrou no samba o ritmo ideal para animar a equipa de basquetebol da cidade. Desta mistura contagiante surgiu a escola de samba que hoje se conhece.
Viva o Casal Real!

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo