EmpresasPrimeira Vista

IP garante que equipas de manutenção não serão extintas

“As equipas de manutenção ferroviária congregam um conjunto de actividades e não serão extintas”, garante a IP – Infra-Estruturas de Portugal, Lda, em comunicado enviado à nossa redacção, a propósito de notícias ontem postas a circular.

Com a gradual modernização da infraestrutura ferroviária, a realização das acções de manutenção de via, que no passado eram asseguradas com recurso a mão de obra intensiva, são hoje desenvolvidas, maioritariamente, por equipamentos e maquinaria pesada que a IP não dispõe.

Assim, a estratégia que a IP tem vindo a seguir, desde há vários anos, passa pela “segregação das actividades de inspecção, diagnóstico e fiscalização – integralmente asseguradas por meios internos, dotados de conhecimento e know-how especifico – da actividade de execução, assegurada por prestadores de serviço, através de contratos plurianuais”.

Os 33 colaboradores anteriormente afectos à actividade de execução, integrados nos designados “centros de manutenção ferroviária” de Alfarelos, Régua, Nine e Esmoriz, “passam a integrar as equipas de inspecção e fiscalização integralmente compostas por pessoal especializado da empresa”.

A IP ressalva que as quatro equipas de execução mencionadas, asseguravam apenas 15% da actividade de manutenção/execução da via-férrea, em troços não modernizados, sendo que na restante rede essa actividade já é assegurada por prestadores de serviço há largos anos, resultando daí benefícios operacionais e sem quaisquer prejuízos para a segurança ferroviária.

No âmbito da reorganização referida, e no sentido de salvaguardar competências e know-how, a IP criou uma Equipa-escola que assegura a transmissão de conhecimento interno relativamente às atividades de execução.

Assim, em conclusão, haverá “um reforço da capacidade de intervenção da empresa em matéria de segurança ferroviária”.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo