Cultura

J.D. de regresso a “casa”

Este sábado é dia de reencontro com o projecto artístico “J. D. Regressa a Ovar”, no Museu Júlio Dinis | Uma Casa Ovarense, de Leandro Ribeiro.

O evento baseia-se no original “Correspondência – Projecto Artístico de J.D.”, assumindo-se como uma performance teatral sustentada por uma dramaturgia construída a partir da troca de correspondência entre a comunidade vareira e Leandro Ribeiro, escudado no anonimato de Joaquim Guilherme Gomes Coelho (pseudónimo Júlio Dinis) e seu heterónimo Diana de Aveleda”.

O resultado desta investigação culmina numa visita guiada ao “Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense”, onde o escritor viveu durante o verão de 1863 e escreveu o que viria a ser “As pupilas do Senhor Reitor”. Não se tratando de uma representação histórica, explica o autor, sublinhando que “o projecto cruza a correspondência actual e antiga através de temas de identidade do lugar (a cidade de Ovar e suas gentes) e o estado da arte”, .

Trata-se de um exercício de aproximação entre o espectador e o actor, fracturando a fronteira que os separa. Permite uma profunda reflexão artística sobre os conceitos de privado e público; alterando as convenções espaciais de plateia e palco, por se passar num lugar não convencional: casa-museu. A performance transparece este interesse pela inspiração do lugar e sua memória, respeitando a arquitectura e o mobiliário do museu, mas subvertendo algumas das suas funções, potencializando, assim, a ficção.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo