CulturaSlider

Jovens aprendem a fazer filmes com distanciamento social

No Festival “AVANCA 2020” "Cinentertainment 9"

Pela primeira vez, jovens entre os 12 e os 16 anos vão produzir filmes a pensar no distanciamento físico desejado neste período pandémico das suas vidas.

De forma inédita, e no contexto do Festival de Cinema AVANCA 2020, os filmes vão ser produzidos mantendo a distância de dois metros entre cada participante e com o uso obrigatório de máscara, sempre que se justifique.

Este ano, no “Cinentertainment”, os jovens participantes desenvolvem uma história e concretizam um filme a pensar nos novos tempos que se vivem. Como é o presente? E o futuro? Uma lembrança do passado?

Grupos reduzidos de jovens cineastas, com idades entre os 12 e os 16 anos, aprendem e experimentam fazer um filme. Primeiro por videoconferência e depois, já em Avanca, cumprindo as regras ditadas pelos novos tempos de COVID-19.

A história, o storyboard, o guião, a localização, os técnicos, os actores… tudo isso a partir de 17 de julho por videoconferência e entre 22 e 26 de julho presencialmente em AVANCA, onde estes mini cineastas poderão construir a sua proposta em vídeo, com algumas restrições impostas por este vírus que não nos larga. Filmar é para todos a mais de dois metros de distância!

Uma experiência inovadora, tal como os tempos que correm, tornada num novo desafio! Novas maneiras de pensar, criar e… e estar! Certamente com muitas histórias para contar (que é também para isso que o cinema “serve”), jovens participantes vão experimentar fazer cinema com distância física… algo inédito!

A coordenação e acompanhamento está a cargo de Ivo Prata, arte-educador, ator, tecnólogo e mentor do Cinentertainment. Amigo do AVANCA desde 1998, trabalha com crianças, jovens e adultos em contextos artísticos informais de aprendizagem natural, com filosofia “hands-on”.

Obrigatório trazer ideias, vontade, alegria e, quem conseguir… um aparelho que filme e um computador portátil para montar o seu filme.

As inscrições estão já disponíveis na página do festival (www.avanca.com), onde bastará procurar a ficha de inscrição em “Cinentertainment 9”.

O AVANCA 2020 decorre entre 17, 22 e 26 de julho em Avanca, no concelho de Estarreja.

O 24º Festival Internacional de Cinema AVANCA 2020 é uma organização Cine-Clube de Avanca e Município de Estarreja, acontecendo em cada ano com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, do IPDJ, da CIRA, da Junta de Freguesia de Avanca, do Agrupamento Escolar de Estarreja, da Escola Egas Moniz, da Paróquia e das Associações de Avanca, contando ainda com o apoio de várias universidades e escolas de ensino superior do país, empresas e outras instituições da região.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta