CulturaPrimeira Vista

Pianista Joana Gama edita álbum “Satie.150” e vem cá em 2018

A pianista portuguesa Joana Gama edita em novembro o álbum “Satie.150” e prepara um novo recital dedicado ao compositor francês Erik Satie e autores a ele ligados, revelou à agência Lusa.

Com selo da Pianola Editores, “Satie.150” é o registo discográfico do alinhamento que Joana Gama apresentou em 17 recitais ao longo de 2016 em Portugal e no estrangeiro, a propósito dos 150 anos do nascimento de Satie.

Em palco, a pianista interpretou várias composições de Satie, para lá da conhecida “Gymnopédie n.º 1”, acrescentando obras de outros compositores como John Adams, Arvo Part ou John Cage.

Com o lançamento de “Satie.150”, Joana Gama fará agora uma nova digressão e um novo recital, intitulado “I love Satie”, que segue o mesmo princípio do de 2016: “Intercalar a música de Satie com a de compositores que o seguiram na exploração do som pelo som, sem constrangimentos formais ou estéticos”.

O lançamento oficial do álbum e apresentação do novo recital está marcado para 24 de novembro no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa. Um dia depois, Joana Gama fará uma apresentação para os mais novos intitulada “Eu gosto muito do senhor Satie”.

A 01 de dezembro apresenta-se na Escócia e a partir de março de 2018 estão já marcados recitais em Torres Novas, Bragança e Ovar, acompanhados de sessões para crianças.

Ainda a propósito de Satie, Joana Gama editou no ano passado o álbum “Harmonies”, com os músicos Luís Fernandes e Ricardo Jacinto, inspirada no conjunto de estudos harmónicos musicais que Erik Satie nunca desenvolveu.

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo