Life&Tek

O que temos para ver no Aveiro Tech Week?

O programa de iniciativas do Techdays Aveiro arranca hoje e só termina no dia 8 e assenta em cinco áreas principais: as Tech Sessions, os workshops, a área expositiva com demonstrações tecnológicas no centro urbano da cidade, o gaming e a educação.

As Tech Sessions, em particular, juntam oradores nacionais e internacionais num debate sobre a importância da tecnologia na gestão das cidades e na competitividade das empresas, bem como sobre o impacto da tecnologia no enriquecimento da experiência do consumidor e no aumento da qualidade de vida dos cidadãos.

Relativamente à área de educação, a Aveiro Tech Week organizará um conjunto de atividades para jovens e crianças terem contacto com equipamentos e dinâmicas educativas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), bem como partilharem com a comunidade aveirense a iniciativa Tech LAb, que se encontra em execução nas 42 escolas do município de Aveiro.

Os hackathons “UBBU” e “Tech Lab”, por sua vez, permitirão desenvolver os conhecimentos básicos das ciências da computação, raciocínio lógico e resolução de problemas e, por outro lado, promover a criatividade e a imaginação.

Aveiro Tech City Hackathon desafia os participantes a criar soluções inovadoras e disruptivas para três desafios tecnológicos, apresentados pela CMA, pelo Instituto de Telecomunicações e pelos parceiros Altice Labs e Bosch. O prémio global é de 15 mil euros, cinco mil para cada equipa vencedora. Os vencedores serão anunciados no final do hackathon, no dia 4 de outubro.

Uma novidade da 4.ª edição é o cinema insuflável, que consiste numa sala de cinema para crianças, visando promover a arte cinematográfica como ferramenta tecnológica para a educação.

Ao longo da semana, o centro urbano da cidade transformar-se-á numa área expositiva de vários projetos inovadores e tecnológicos. Na Praça da República e no Largo do Mercado Manuel Firmino, serão expostos os projetos finalistas do concurso Aveiro Tech City Challenges, que apresentam soluções inovadoras em diversas áreas.

Serão igualmente apresentadas as inovações tecnológicas de parceiros do evento, como as soluções alojadas no Digital Nervous System Testbed da Ubiwhere e a demonstração de travagem automática de um veículo em aproximação ao perigo, detetada pela rede de sensores do Aveiro Tech City Living Lab e desenvolvida pelo Instituto de Telecomunicações.

O gaming, por sua vez, estará em destaque no Parque de Exposições de Aveiro, onde haverá uma área expositiva dedicada às últimas tecnologias de gaming. Vários influenciadores e streamers estarão presentes e serão ainda realizados torneios desportivos com prémios e brindes no valor de 10 mil euros.

PRISMA / Art Light Tech 2023 volta a iluminar a cidade de 4 a 7 de outubro, sendo dedicado à relação da humanidade com a natureza. O título do festival será  ‘No Problemo’, uma expressão irónica que tem sido vista em peças de vestuário e que foi muito popular na década de 90, devido a um filme sobre um ciborgue surgia do futuro para salvar a humanidade.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo