Saúde

“Dormir é meio sustento” – Enf.ª Manuela Reis

O sono é uma necessidade vital do corpo. Sem uma boa noite de sono não conseguimos recuperar do cansaço e das mazelas do dia a dia, e podemos comprometer a nossa saúde.

Por outro lado, existem aspetos na pandemia por Covid 19, que continuam a afetar de forma particular o nosso sono. O medo de ser contaminado ou de contaminar os outros, o uso de mascara, o isolamento e distanciamento social, as consequências económicas e sociais nas comunidades e nas famílias, são determinantes para o aumento do nosso stress e por conseguinte poderão perturbar o nosso sono.

Na USF João Semana verificamos um aumento de 9% na perturbação do sono na população de dezembro de  2019 a dezembro de 2020. Assim, pegando no mote “Dormir é meio sustento”, vamos referir alguns aspetos relacionados com a alimentação e com a “higiene do sono”, que podem melhorar ou piorar o nosso sono.

A questão “Comer antes de dormir faz mal?”, é levantada muitas vezes pelos nossos utentes; comer antes de dormir faz mal quando a refeição é muito gordurosa e de difícil digestão. Além disso, só é necessário comer antes de dormir caso o intervalo entre a hora do jantar e a hora de dormir seja superior a 3 horas; também não é bom tomar bebidas como café, chá preto ou refrigerantes com cafeína antes de dormir porque essas bebidas são estimulantes e não colaboram para um sono descansado.

Antes de dormir deve-se comer alimentos leves de fácil digestão e com propriedades calmantes para facilitar o sono, como uma peça de fruta, ou um iogurte, ou um copo de leite sem açúcar, por exemplo, e sempre em pequenas quantidades. Além disso, também se pode beber uma bebida com propriedades calmantes como chá morno de camomila, tília ou cidreira sem açúcar, que podem ajudar a saciar a fome e a relaxar, ajudando de forma natural a dormir bem.

Devemos evitar os nossos “inimigos de estimação”, que também são inimigos do sono: chocolate, açúcar, sal, cafeína, nicotina, álcool, e outra substancias estimulantes, pelo menos 4 horas antes de deitar. Não esquecer também os temperos estimulantes como a pimenta, piripiri, gengibre, que se devem evitar ao jantar, quando se quer dormir bem.

A “higiene” é sempre importante para a nossa saúde, e a “higiene do sono”, também. Esta consiste em regras e medidas que se devem respeitar para favorecer um bom sono e como tal uma boa saúde (física/mental/social). Devemos respeitar o nosso horário para deitar e acordar, mesmo ao fim de semana; se fizer sesta ou adormecer no sofá durante o dia, tente não ultrapassar os 45 minutos, e não ser próximo do final do dia; deve praticar exercício físico regular, mas evitar fazê-lo próximo da hora de dormir; o quarto deve ter uma temperatura agradável e ser arejado durante o dia; o ambiente deve ser silencioso e com pouca luz; evitar deixar a televisão ligada, o telemóvel com som, computador ligado ou outros aparelhos que requeiram a sua atenção e o despertem.

Alimente o seu corpo e espirito, durma bem!

https://www.dgs.pt/saude-ocupacional/documentos-so/infografia-teletrabalho-pdf.aspx
https://www.dgs.pt/em-destaque/novas-recomendacoes-da-organizacao-mundial-da-saude-para-a-atividade-fisica-mostram-que-cada-movimento-conta-pdf.aspx

Manuela Reis
Enfermeira Especialista de Saúde mental e psiquiátrica
USF João Semana

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo