CarnavalPrimeira Vista

Homenagem a Zé Penicheiro no monumento ao Carnaval

Era uma homenagem que se impunha esta que está patente na Praça da República na forma de um “Monumento ao Carnaval”. Um tributo póstumo ao pintor Zé Penicheiro, falecido em Março de 2014, aos 92 anos, a partir de um repto lançado pelo Serviço de Carnaval, idealizado pela Escola de Samba Charanguinha, desenhado pela Geny Seixas e executado por todos os grupos e escolas do Carnaval de Ovar.

Zé Penicheiro foi um dos mentores do Carnaval de Ovar. Imaginou dezenas de carros alegóricos da década de 50 e 60 e concebeu cartazes que ainda hoje estão na memória dos foliões vareiros.

Ao longo dos anos, Zé Penicheiro concebeu centenas de quadros, muitos dos quais são marcos de uma época, retratos das gentes, das tradições e das paisagens de Portugal, onde pontificam temas relacionados com a Ria de Aveiro, obras que se encontram em colecções diversas, designadamente particulares.

Nascido na aldeia beirã de Candosa, Tábua, em 1921, ainda jovem, Zé Penicheiro iniciou a sua carreira artística como caricaturista e ilustrador. Colabora em diversas publicações, jornais do Porto, Lisboa e província; “Primeiro de Janeiro”, “A Bola”, “Os Ridículos”, “O Sempre Fixe”, “A Bomba” e outros, publicam os seus cartoons de humor.

Criador de uma expressão plástica original, que denomina de “Caricatura em Volume”, inicia o seu ciclo de exposições nesta modalidade, a partir de 1948. Ruma ao Norte do País, onde desenvolve a sua actividade no domínio da publicidade criativa e de decoração.

Colocado na empresa F. Ramada, envolve-se nos primeiros corsos organizados do Carnaval de Ovar, concebendo cartazes que anunciam a folia vareira, que ainda perduram, desenhando carros alegóricos que marcaram uma época.

Em 1958, é convidado a colaborar, artisticamente, em programas musicais e culturais da RTP/Norte. É fundador do Círculo de Artes Plásticas “Aveiro/Arte”.

Entre os galardões que recebeu, refira-se o primeiro prémio de um concurso da Câmara de Lisboa e a Medalha de Mérito da câmara da Figueira da Foz, tendo sido homenageado em 1999 no Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora.

Em Ovar, o Município atribuiu-lhe, em 2007, a Medalha de Mérito Municipal Prata e em 2014, meses após o seu desaparecimento, foi-lhe outorgada, a título póstumo, a Medalha de Mérito Municipal Ouro, em ambos os casos pelo seu contributo ao Carnaval de Ovar.

Os foliões nunca o tinham recordado desta forma, em pleno Carnaval. Parabéns a todos os envolvidos!

 

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo