Cultura

Maria Mendes, Maria João e Carmen Souza: Eis as vozes do Ovar em Jazz

De 19 a 22 de abril, Ovar assume-se como palco de grandes concertos e consolida a sua marca na rota nacional do Jazz com a V edição do evento. Em 2023, destaque para as grandes vozes femininas do panorama jazzístico – Carmen Souza, Maria Mendes e Maria João, tanto em palco como na vertente de formação.

Quatro dias intensos, ritmados por seis concertos e uma oficina de formação musical, compõem uma programação eclética, aberta a todos os públicos sem perder o foco no Jazz e na sua linguagem de improvisação. Assim, o Ovar em Jazz abrange o mais consensual, o mais purista e o mais experimentalista; bandas de âmbito local, nacional e internacional – o Jazz para todos. À volta do Centro de Arte de Ovar, quer no palco do auditório, quer no BAR do CAO, preparam-se dias de conversas e partilhas num ambiente ora mais formal, informal, intimista ou descontraído, que procura ir ao encontro de novos públicos, consolidando a matriz Ovar em Jazz.

Nuno Trocado e Jorge Louraço Figueira abrem com “Umbral”, dia 19 de abril, quarta-feira, pelas 21h30, num concerto em caixa de palco no Centro de Arte de Ovar. As palavras dos pássaros e o canto dos poetas de Trás-os-Montes inspiraram este espetáculo de música e teatro, a partir da recolha de vestígios arqueológicos e outros.

Carmen Souza, artista multipremiada e reputada no Jazz, que está em “tour” em Portugal a apresentar o seu mais recente álbum “Interconnectedness”, sobe ao palco do Centro de Arte de Ovar no dia 20, quinta, pelas 21h30. “Esta música é o resultado de tudo o que aconteceu comigo nos últimos quatro anos e com o mundo nos últimos dois. A experiência da perda mudou a minha perspetiva da vida e, consequentemente, a minha música”, diz Carmen Souza sobre a sua nova obra. A acompanhar Carmen Souza, estarão: no piano, guitarra, voz e baixo Theo Pascal; Elias Kacomanolis na bateria e Marcos Alves na percussão e teclados.

No dia 21, entre as 10h e as 18 horas, na Escola de Artes e Ofícios, com entrada gratuita mediante inscrição prévia (lugares limitados), a cantora Maria João e o pianista João Farinha vão desenvolver uma MasterClass de Jazz intitulada “A Nossa Voz Voadora”. A oficina será dedicada a músicos/cantores interessados em improvisação no contexto de linguagens do jazz.

Na noite de sexta, pelas 21h30, o Centro de Arte de Ovar prepara-se para receber Marc Ribot – The Jazz Bins. Com Marc Ribot na voz, Greg Lewis no órgão Hammond B3 e Joe Dyson na bateria, habituados a palcos internacionais, a banda vem a Ovar, nesta digressão europeia de 2023, para mostrar os seus “grooves” profundos e improvisação e canalizar os espíritos do Key Club Sparky J’s Lounge de Newark e do CBGB de Nova York em busca pela salvação punk / soul.

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo