CulturaPrimeira Vista

Rotary Club de Ovar acolheu congénere da Régua

O Rotary Club de Ovar acolheu, no passado sábado, 13 de junho, uma comitiva do Município de Peso da Régua, acompanhada pelo presidente da autarquia, Nuno Gonçalves, e pela presidente do Rotary Club da Régua, Teresa Mendes, que se deslocaram ao concelho Ovar.

Na sessão de boas-vindas, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, Salvador Malheiro referiu a importância deste encontro de Clubes Rotários – “um momento de partilha e de troca de experiências que permite aprofundar relações de cooperação” – destacando o papel que o Rotary Clube de Ovar desempenha junto da comunidade.

O edil aproveitou a ocasião para recordar a geminação entre os Municípios de Ovar e Peso da Régua, desde 1991, lembrando os “laços histórico-culturais que unem os povos dos dois concelhos, desde o século XVIII e que associam a arte da tanoaria ao vinho fino produzido na região da Régua, numa combinação perfeita com o nosso afamado pão-de-ló”, garantindo que “esta geminação é para aprofundar e consolidar no futuro, dado que é um compromisso que nos permite intercâmbios e a promoção territorial”.

Por outro lado, o presidente da Câmara Municipal de Peso da Régua, Nuno Gonçalves, expressou a sua vontade em receber os autarcas de Ovar na sua terra, e de “estreitar laços de cooperação e amizade entre as cidades geminadas”.

Um convite recebido com satisfaçãoi pelo presidente rotário vareiro, Orlando Santos, apostado em revitalizar a geminação entre os dois clubes rotários, geminados à semelhança dos municípios. “A geminação está de pé e agora queremos ser mais ambiciosos”, anunciou Orlando Santos.

Da praça do Município, a comitiva foi conhecer as capelas dos Passos, a avenida da Régua e o Furadouro, nomeadamente, o Centro de Promoção Social criado há cerca de 40 anos pelos rotários para dar a chamada “sopa aos pobres”. É para esta instituição que reverte o resultado da venda de bilhetes para a Gala dos Rotários que decorre esta sexta-feira.

História

No próximo dia 25 de Julho de 2015, comemorar-se-ão 24 anos sobre a geminação dos Municípios de Ovar e do Peso da Régua. Eram presidentes dos municípios, respectivamente, Guedes da Costa e o Eng. Álvaro Mota e o ato solene teve lugar nos Paços do Concelho da cidade de Ovar, onde o Dr. Alberto Lamy proferiu uma palestra sobre a história comum dos dois povos, fazendo votos de que “esta simbiose renascida do vinho fino e do pão de ló continue cada vez com mais força”. A 29 de Setembro de 1991 tinha lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na cidade da Régua, a ratificação da geminação onde foi proferida a palestra “Na Rota do Sal” pelo Dr. Camilo de Araújo Correia.

Dois anos depois os clubes rotários de Ovar e da Régua, então presididos, respetivamente, pelos companheiros Álvaro Gomes e Jorge de Almeida, decidiram, também, geminar-se.

A 25 de Setembro de 1993 o Rotary Club da Régua recebeu a visita do Rotary Club de Ovar, para a primeira cerimónia protocolar da geminação e, a 21 de Maio de 1994, foi a vez do Rotary Club de Ovar receber o Rotary Club da Régua, para a ultimar o processo. Depois disso o Rotary Club de Ovar veio à Régua uma vez mas, o
clube rotário reguense, apesar de várias promessas e tentativas de conciliação de datas acabou por não devolver a visita.

No passado dia 13 de Junho, finalmente, o Rotary Club da Régua foi visitar o geminado clube vareiro.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo