CulturaPrimeira Vista

Noite de Reis, Noite de Paz

Esta noite de segunda-feira, no Centro de Arte de Ovar, fechou mais um ano da secular tradição do “Cantar os Reis”. Numa organização do Município, os Encontros de Troupes de Reis de Adultos e Infantil (05 de janeiro) concluem, a cada ano, uma secular tradição que se celebra um pouco por todo concelho, reunindo famílias, amigos e vizinhos que saem à rua para ouvir as já famosas troupes “Cantar os Reis” de porta em porta, em casas particulares, instituições e estabelecimentos comerciais.

E se pensa que Cantar os Reis é o mesmo que cantar as Janeiras? Desengane-se. Não é! As troupes vareiras exigem de si mesmas o mínimo de qualidade interpretativa e melodiosa; as exibições são minuciosa e antecipadamente ensaiadas; o leque de instrumentos tocado é muito variado e inclui o violão, o bandolim, o banjolim, a bandola e até o violino; o desempenho vocal é igualmente muito importante.

A tradição de Cantar os Reis, em Ovar, continua de pedra e cal, a combinar com as noites frias que, apesar de todas as mudanças, voltam sempre nesta altura do ano.

O convívio reacende-se pela vontade receber os amigos a cantar belas poesias de fraternidade e paz, boa disposição, em molduras musicais escritas por novos e antigos reiseiros.

Até para o ano!

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo