CulturaPrimeira Vista

Vareira vence Final Nacional do Concurso Nacional de Leitura

Mariana Martins, aluna do 10.º ano da Escola Secundária Júlio Dinis, de Ovar, foi a grande vencedora do Concurso Nacional de Leitura, cuja final decorreu esta sexta-feira no cineteatro de Anadia.

Numa prestação sem artificialismos, e carregada de simbolismo e emoção, a Mariana leu, interpretou e dramatizou o poema “Contrariedades” de Cesário Verde, tendo contagiado o público e o júri que lhe atribuiu um merecido o primeiro lugar.

Este evento, promovido pelo Plano Nacional de Leitura em parceira com a Rede de Bibliotecas Escolares e a DGLAB, foi este ano organizado pela Câmara Municipal de Anadia tendo nele participado alunos do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário, de todo o país, incluindo Açores e Madeira, e ainda das comunidades portuguesas no estrangeiro.

Em média, anualmente, e segundo Elsa Conde, subcomissária do Plano Nacional de Leitura, “mais de três mil alunos têm participado na iniciativa”. Um projeto que começa no mês de outubro de cada ano letivo e onde participam, para além de alunos de escolas nacionais, também instituições estrangeiras que têm ensino do português. “Este ano, tivemos até uma participante de Angola. O leque é muito alargado”, disse Elsa Conde.

Para a subcomissária do Plano Nacional de Leitura, existem três premissas fundamentais no projeto: “Fazer da leitura uma festa; propiciar um momento de crescimento e aprendizagem, onde os alunos têm que ler pelo menos seis livros; por último, é preciso ter em conta que este é um concurso feito pelos alunos, com os alunos e para os alunos, que são, junto com os seus professores, as estrelas deste concurso”.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo