CulturaPrimeira Vista

362 meninas desfilam na Festa das Fogaceiras

[themoneytizer id=”16574-1″]

Em Santa Maria da Feira, desfilaram hoje, na Festa das Fogaceiras, 362 meninas com fogaças à cabeça, em cumprimento do voto religioso contra a peste negra.

Coincidindo com o feriado municipal do território, o evento consiste de três grandes momentos ao longo do dia: o cortejo cívico das 10h30 entre a câmara e a Igreja dos Loios, a missa das 11h, presidida pelo Bispo do Porto e a procissão das 15h30 em que as meninas participantes desfilarão de branco pelas ruas do centro histórico, transportando à cabeça o pão doce que há 514 anos a comunidade vem entregando a São Sebastião para agradecer a sua proteção contra a peste bubónica.

A organização do evento cabe à autarquia, que começou por verificar se as 362 fogaceiras inscritas para as cerimónias de 2019 possuíam indumentária adequada à tradição e procedeu depois a 145 empréstimos de vestidos e calçado brancos às meninas que não dispunham dessas peças específicas.

A fase seguinte foi garantir a adequação do perímetro da festa às exigências de uma celebração que, pública, gratuita e predominantemente realizada ao ar livre.

A novidade da festa este ano é o prado entre o rio Cáster e o largo do Rossio que se apresenta com uma série de carrosséis e estruturas de diversão normalmente associadas às festas populares. A autarquia feirense quer, com esta medida, recuperar uma tradição que existia até há uns 40 anos, em que os carrosséis faziam parte da Festa das Fogaceiras.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo