Empresas

CaetanoBus lança novo autocarro a hidrogénio

O H2.City Gold é o novo autocarro eléctrico a hidrogénio apresentado esta semana na Busworld, em Bruxelas, naquela que é a maior feira de transportes do mundo. Os primeiros veículos vão começar a circular em 2020, fazendo da CaetanoBus a primeira empresa da Europa a usar tecnologia de pilha de combustível da Toyota.

Dois dos grandes desafios, tempo de carregamento e autonomia, foram superados para permitir que a empresa de Gaia e Ovar (as perspectivas de crescimento da Caetano Bus até 2025 vão obrigar a ampliar as instalações da Salvador Caetano em Ovar) pudesse dar finalmente este salto. Graças ao rápido tempo de carregamento, menos de 9 minutos, e à elevada autonomia do veículo, as operações nas cidades não estão comprometidas.

O H2.City Gold tem uma autonomia de 400 km com um só carregamento, uma caraterística diferenciadora no mercado dos autocarros a hidrogénio, permitindo rotas mais longas. O veículo tem um conjunto de pilhas de combustível Toyota de 60 kW e também se destaca pelo motor com uma potência de 180 kW. Destaca-se também pela sua modularidade, estando disponível com 10.7m ou 12m, nas versões LHD e RHD.

Com um carregamento de 9 minutos, o autocarro da CaetanoBus percorre cerca de 400 km.

Os tanques de hidrogénio estão armazenados no tejadilho, o que permite otimizar o interior do veículo, tornando-o mais espaçoso. No entanto, existem diferentes opções de configuração do interior para oferecer uma capacidade maior.

O H2.City Gold está ainda equipado com sensores de fuga de hidrogénio e sensores de colisão, para que, no caso de fuga ou acidente, o fornecimento de hidrogénio seja cortado nos tanques. Através de uma fita colorida é possível ter perceção visual sobre possíveis fugas, de modo mais fácil e rápido. Tal como o autocarro 100% elétrico, poderá também ser equipado com uma grande variedade de equipamentos de segurança.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo