
O MEOL – Museu Escolar Oliveira Lopes volta a promover mais uma Noite no Museu, para mostrar a magia que habita neste espaço repleto de vida e memória, quando as portas se fecham.
Desta vez, a iniciativa, marcada para sexta-feira, 16 de maio, conta com a estreia de “ASTROLÁBIO, VISITA-PERFORMANCE”, uma encomenda do Município de Ovar, à RADAR 360° que, depois de várias semanas em residência artística no MEOL, apresenta uma visita-performance única que, entre a realidade e a ficção, convida os participantes a descobrirem os segredos deste espaço repleto de história. Com duas sessões, às 19h00 e às 21h30, a iniciativa é de entrada gratuita, mas requer inscrição prévia e está sujeita ao limite de vagas.
“O Município de Ovar tem apostado na criação artística e na valorização da memória e do património do concelho pela via das artes, procurando integrar na programação cultural espetáculos únicos e com fortes ligações ao território”, explica Alexandre Rosas, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ovar, antecipando uma “visita-performance que, de forma inusitada e criativa, promete guiar os participantes numa viagem pelos segredos que esconde o Museu Escolar Oliveira Lopes”.
Esta é já a terceira edição da Noite no Museu, uma iniciativa do MEOL que convida os participantes a fazerem do Museu a sua segunda casa. Depois de duas edições em que o programa foi dirigido às crianças, pela primeira vez a iniciativa foi desenhada para o público em geral, que é assim desafiado a viver uma experiência imersiva e a mergulhar numa história que tem a identidade vareira como matéria-prima. Com referências à antiga Escola Oliveira Lopes e ao acervo do Museu, partindo de uma escrita poética e onírica que quer desafiar os limites da imaginação, o espetáculo vai explorar a relação entre a arte e a educação.
O Dia Internacional dos Museus assinala-se no dia 18 de maio, este ano, sob o tema “O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Mudança”. O Município de Ovar associa-se a esta efeméride com uma programação de excelência. Para além da estreia de “ASTROLÁBIO, VISITA-PERFORMANCE”, no MEOL destaque para as seguintes propostas: a tertúlia “ISTE CONFESSOR DOMINI: do manuscrito à prática”, com João Távora, no Museu Júlio Dinis, 15 de maio, às 15h00; a peça de teatro “A Boa Sentença do Sultão”, no MEOL, 17 de maio, às 16h00; No âmbito do Maio do Azulejo, os concertos “ISTE CONFESSOR DOMINI”, na Igreja Matriz de Válega, 17 de maio, às 18h00 e do fadista Pedro Moutinho, no Largo do Palácio da Justiça, 18 de maio, às 18h00; e a tertúlia Inovar as Letras – à Escuta da Literatura, com Ana Isabel Freijo, no Museu Júlio Dinis, a 18 de maio, às 16h00.