DesportoNáuticos

Primeira edição do “Desafio do Inha” propõe 20 km de corrida, canoagem e BTT para 30 duplas de atletas

Câmara da Feira quer potenciar zonas ribeirinhas do Inha e Porto Carvoeiro

No próximo domingo, 31 de agosto, a freguesia de Canedo, em Santa Maria da Feira, será palco da primeira edição do “Desafio do Inha”, uma prova multiatividades composta por corrida, canoagem e BTT, que será disputada por 30 duplas de atletas, num percurso de cerca de 20 km, com enfoque nas zonas ribeirinhas do Inha e Porto Carvoeiro, a única povoação do território feirense banhada pelo rio Douro.


Promovida pela Câmara Municipal de Santa Maria da feira, esta prova visa testar a superação e o espírito de equipa dos 60 participantes, e potenciar duas zonas ribeirinhas de rara beleza do território concelhio, que separam os concelhos de Santa Maria da Feira e Gondomar, com grande potencial para a prática de atividades de água.

O “Desafio do Inha” terá início às 09h45, no Parque de Lazer do Mirante, em Canedo, com concentração das 30 duplas de atletas junto à Capela da Nossa Senhora da Piedade, onde terá início a modalidade de corrida, com um total aproximado de sete quilómetros, maioritariamente em zona rural e de pinhal, com passagem obrigatória dos 60 inscritos pelos pontos previamente marcados.

Finalizado o percurso de corrida, dá-se início ao segmento de canoagem no primeiro ponto de transição (corrida – canoagem), que acontecerá entre as 10h30 e as 11h00, na zona ribeirinha do Inha, um dos afluentes da margem esquerda do rio Douro, que separa as freguesias de Canedo (Santa Maria da Feira) e Lomba (Gondomar).

Este percurso de cerca de quatro quilómetros em kayak fará a ligação aos cais de Porto Carvoeiro, a única povoação do território feirense banhada pelo rio Douro, onde acontecerá o segundo momento de transição (canoagem – BTT), entre as 11h15 e as 12h15, marcando o início de dez quilómetros de percurso a pedalar, rumo ao Parque de Lazer do Mirante, onde encerra a prova, entre as 12h30 e as 14h00.

A chegada à meta será obrigatoriamente feita pelos dois elementos de cada equipa, sendo considerada, para efeitos de contagem de tempo, a passagem do segundo elemento da dupla. Os participantes terão acesso ao mapa do percurso nos formatos GPX e KML, estando o mesmo assinalado no local com fitas de marcação.

Com enorme potencial paisagístico e turístico, as zonas ribeirinhas do Inha e de Porto Carvoeiro são também lugares de excelência para a prática desportiva, em particular das atividades de água.

Quer a zona ribeirinha do Inha, quer a de Porto Carvoeiro preservam paisagens naturais dignas de contemplação, cada vez mais procuradas por turistas e visitantes.

Porto Carvoeiro, a única povoação do concelho de Santa Maria da Feira banhada pelo rio Douro, recuperou recentemente o seu potencial turístico com a reabilitação de toda a zona ribeirinha, outrora um importante entreposto comercial, sobressaindo o cais fixo para embarcações turísticas e comerciais, e o cais flutuante para embarcações de recreio e pesca.

Botão Voltar ao Topo