
Perlim, o parque temático de Natal de Santa Maria da Feira abriu as portas a 29 de novembro, na Quinta do Castelo, e em apenas três dias registou uma adesão surpreendente às várias ações de envolvimento propostas para esta edição. Mais de duas dezenas de crianças já confiaram as suas chupetas ao Pai Natal, e com o primeiro dia de sol chegaram os primeiros presentes ao recinto, escondidos por visitantes para serem levados por quem os encontrar. O Exército de Soldados ao Contrário duplicou o número de alistados, aproximando-se agora dos mil benfeitores.
Logo nos primeiros dias de Perlim, foram avistados vários embrulhos personalizados escondidos em recantos da Quinta do Castelo, entretanto encontrados e levados por outros visitantes, alguns com direito a agradecimento aos benfeitores através das redes sociais.
A magia da iniciativa “+Presente” está no gesto de fazer o bem sem olhar a quem. Os visitantes de Perlim são desafiados a oferecer objetos lúdicos e educativos em bom estado, como livros, jogos ou puzzles, desconhecendo quem os vai encontrar. O importante é que estas ofertas proporcionem mais tempo de qualidade em família, o mesmo “Tempo sem Relógio” que serve de mote à conversa com o psicólogo Eduardo Sá, agendada para 6 de dezembro, no Cineteatro António Lamoso.
Os presentes são embrulhados em casa, ao gosto de cada um, mas a organização disponibiliza, no Posto de Informação de Perlim, sacos impermeáveis com etiquetas personalizadas, garantindo uma maior proteção dos embrulhos, que são deixados na Quinta do Castelo, até serem encontrados por alguém.
O Grupo LEGO, que volta a juntar-se à magia de Perlim com uma play area que promete brincadeiras ilimitadas, associa-se também a esta iniciativa, escondendo 15 embrulhos pelo recinto, com o mote “E se brincarmos?”, desafiando mais famílias a usufruir de tempo de qualidade e a brincarem juntas.
O movimento “Exército de Soldados ao Contrário”, lançado nas plataformas digitais de Perlim em novembro, continua a crescer, apelando a uma mobilização global de “soldados” que não fazem a guerra, apenas lutam por um mundo melhor, alicerçado na empatia e no cuidado com o outro. Ao alistarem-se neste “exército” inspirador, os subscritores assumem o compromisso de praticar boas ações no seu dia a dia de forma totalmente livre e voluntária. Escolas, centros de estudo, famílias de todo o país e até das comunidades portuguesas aderiram à iniciativa, alistando-se neste “exército” que está quase a atingir os mil inscritos, e que deverá multiplicar-se ao longo do mês de dezembro.
Surpreendente e gratificante tem sido o entusiasmo das famílias pelo projeto “Guardião das Chupetas”, que já acolheu mais de duas dezenas de chuchas, confiadas pelas crianças ao Pai Natal, demonstrando que no mundo encantado de Perlim até as missões mais desafiantes podem transformar-se em momentos mágicos e especiais para vivenciar em família. No Parque Temático de Natal de Santa Maria da Feira o desmame da chupeta assume-se como um gesto voluntário envolto de encantamento.
Tudo acontece no exterior do Castelo da Feira, num recanto da Lapónia de Perlim, onde as crianças entregam o seu primeiro tesouro ao Pai Natal, zelador da magia e dos sonhos impossíveis de realizar. Cada chupeta depositada junto ao seu fiel guardião é cuidadosamente transportada pelos elfos e colocada no carrossel Guardião das Chupetas, onde irá transformar-se numa brilhante estrela de Natal que iluminará os céus de Perlim.



