
A CaetanoBus renovou e expandiu o seu portefólio de autocarros urbanos zero emissões, combinando um design moderno com engenharia avançada para responder às crescentes exigências da mobilidade urbana sustentável.
A nova geração de autocarros CAETANO inclui veículos de 8.5m, 12m e 18m — todos elétricos, centrados nos passageiros e na melhor experiência para o motorista em cada dia de operação. O modelo de 18 metros contará com uma versão Bus Rapid Transit (BRT),
concebida para percursos urbanos de elevada capacidade e equipada com portas de ambos os lados, assegurando um fluxo eficiente de passageiros, para quando a operação assim o exige.
Um dos principais destaques da nova geração de autocarros CAETANO é a utilização de componentes e tecnologia de última geração extremamente fiáveis da CRRC, o maior fabricante mundial de material circulante, incluindo comboios de alta velocidade, autocarros e componentes, trazendo excelência global e tecnologia avançada aos autocarros CAETANO.
O autocarro elétricos a bateria CAETANO está equipado com baterias CATL BC5 oferecendo uma capacidade até 465 kWh nos modelos de 12 metros, até 700 kWh nos modelos de 18 metros e até 266 kWh na versão de 8.5 metros. A tecnologia BC5 da CATL integra células LFP de elevada densidade energética, concebidas para garantir segurança, carregamento rápido e longa durabilidade. Estas baterias suportam uma vida útil ultra longa, superior a 4.000 ciclos de carregamento, com degradação mínima ao longo do tempo, assegurando um desempenho muito fiável durante mais de uma década de operação.
A tecnologia TOYOTA continua no coração dos autocarros a hidrogénio da CAETANO, equipados com a pilha de combustível TOYOTA de Geração 2.5, que fornece 70 kW de potência, maximizando a eficiência para um desempenho operacional excecional.
O pequeno conjunto de baterias neste modelo, também da CATL, foi ampliado para até 130 kWh no autocarro de 12 metros e até 170 kWh nos modelos de 18 metros. Isto garante uma eficiência ideal em operações exigentes e contribui para prolongar a vida útil da pilha de combustível.
Ambos os segmentos, autocarros elétricos a bateria (e.CityGold) e os autocarros elétricos a hidrogénio (H2.CityGold) estão equipados com o motor de tração da CRRC e um avançado inversor 6 em 1, que integra seis funções críticas: do controlo do motor de tração passando pelo inversor DC/DC e pela distribuição de energia de alta tensão com monitorização de isolamento, tudo numa unidade única, compacta e robusta. Esta unidade compacta e o elevado nível de integração reduzem o peso do sistema até 70%, aumentam a fiabilidade elétrica e melhoram significativamente a eficiência e segurança global do veículo.
Nuno Lago de Carvalho, CCO e membro da Comissão Executiva da CaetanoBus, destaca:
“Através do esforço conjunto de desenvolvimento entre a CaetanoBus e a CRRC e rigorosos testes, a nova geração de autocarros CAETANO representa a vanguarda da engenharia em mobilidade elétrica, oferecendo fiabilidade, desempenho e segurança excecionais para um futuro de transporte mais inteligente e sustentável. Orgulhamo-nos igualmente da nossa capacidade de escalar esta inovação a toda a gama de produtos CAETANO, desde os
autocarros de 8.5 metros até aos de 18 metros, utilizando uma plataforma comum que suporta tanto a tecnologia elétrica a bateria como a de célula de combustível a hidrogénio.
Esta abordagem unificada garante máxima flexibilidade, eficiência e uma integração perfeita de tecnologia de ponta em toda a gama.”