Life&Tek

A nova burla no WhatsApp a circular em Portugal

As autoridades portuguesas estão a alertar para uma nova fraude que está a acontecer no WhatsApp, à boleia da popularidade e do alcance global da rede social TikTok.

O método de atuação destes criminosos digitais começa com o envio de mensagens não solicitadas através do WhatsApp.

Estas mensagens são elaboradas para parecerem convites legítimos de recrutamento de trabalhadores para o TikTok, prometendo aos destinatários pagamentos em troca de interações com determinadas contas na plataforma – através de likes, comentários e seguindo-as.

As promessas de compensação podem atingir várias centenas de euros por dia, aponta o Correio da Manhã. No entanto, as autoridades alertam que o esquema é fraudulento e trata-se de uma tentativa de obter a informação bancária das vítimas.

As entidades competentes recomendam veementemente aos consumidores que não apenas ignorem tais solicitações, mas também que saiam de quaisquer grupos aos quais possam ter sido adicionados como parte deste esquema.

As vítimas devem também apresentar queixa às autoridades e manter o ceticismo quando as ofertas parecem demasiado boas para ser verdade, especialmente se forem oriundas de contactos desconhecidos.

Ainda não foram divulgados detalhes sobre o número de consumidores afetados por este esquema ou sobre eventuais detenções relacionadas.

Recorde-se que as burlas no WhatsApp tem sido mais frequentes nos últimos anos. Em 2023, a burla do “olá, pai” ou “olá, mãe“, em que os burlões se fazem passar pelos filhos das vítimas e pedem transferências de dinheiro, defraudou os portugueses em mais de quatro milhões de euros.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo