A Praça das Galinhas inaugura “Histórias Perdidas dos Vareiros”

O OvarNews inaugira uma nova rubrica assinada por Edgar Branco, natural de Ovar que tem desenvolvido um conjunto de contos que exploram e reimaginam memórias, lendas e figuras do nosso concelho.
Vareiro de origem, escritor por instinto, divide a vida entre Ovar e o estrangeiro. Nos seus contos mistura humor, melancolia e memória, dando nova voz às lendas, figuras e quotidianos do concelho.
As suas “Histórias Perdidas dos Vareiros” são uma forma de preservar o espírito da terra — ao mesmo tempo real, mítico e profundamente humano.
“O meu objetivo é preservar e dar nova voz às histórias que moldam a identidade vareira — desde a cultura piscatória e o Furadouro às ruas da cidade, às suas personagens e ao imaginário local”.
A primeira parte do conto “A Praça das Galinhas” inaugura a série com um olhar humorístico e afetivo sobre um dos lugares mais conhecidos da nossa cidade, procurando captar o espírito vareiro através das pequenas cenas do quotidiano.
Alguns dos textos já publicados por Edgar podem ser consultados aqui:
🔗 https://historiasdosvareiros.substack.com
Edgar acredita que “este projeto pode contribuir para reforçar o vínculo cultural com a comunidade, oferecendo narrativas que aproximem os leitores das raízes, do humor e da mística popular de Ovar”.
Obrigado, Edgar!




