Opinião

A SEMA – Associação Empresarial e a Covid-19

A SEMA – Associação Empresarial dos concelhos de Estarreja, Murtosa, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga e Ovar, Instituição de Utilidade Pública sem fins lucrativos, fundada em 30 de Abril de 1996, portanto, quase a completar 25 anos de existência, encarou e enfrentou os problemas levantados pela pandemia COVID-19 de um modo pró-ativo, procurando encontrar as melhores soluções para as mais diversas situações que afetavam as empresas suas associadas das mais diversas atividades económicas.

Passados seis meses do início desta pandemia, achamos importante fazer uma espécie de balanço do modo como fomos gerindo as mais diversas situações que nos eram colocadas, informando os nossos associados e cooperando na solução e ou resolução dos mais diversas e complexos problemas que surgiam. Não fomos perfeitos, mas procurámos sempre fazer o melhor.

A informação que permanente e atempadamente fazíamos chegar aos empresários através de comunicação eletrónica ou por via telefónica, era analisada e triada pelo nosso Departamento Administrativo, que desempenhou aqui um papel fundamental e muito eficaz. Muita informação mereceu a análise prévia do nosso Departamento Jurídico, cujos profissionais se disponibilizaram através dos seus contactos telefónicos pessoais.

Como é do conhecimento público, a quantidade e variedade de legislação que ao longo destes meses foi produzida e divulgada, obrigava a um trabalho de análise e síntese que implicava muita disponibilidade e profissionalismo por parte de quem tinha a enorme tarefa de triar e preparar a divulgação.

Não podemos deixar de referir o papel primordial desempenhado pela CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, que permanentemente nos fazia chegar circulares com informação importante, a qual era analisada e transmitida através de comunicados internos para os associados dos mais diversos setores da atividade económica.

Através do Departamento de Ambiente. Higiene e Segurança foi elaborado o PLANO DE CONTINGÊNCIA -COVID 19, a utilizar no edifício/SEDE da SEMA, bem como nas diferentes Delegações, com regras bem definidas a cumprir pelos colaboradores e eventuais utilizadores dos espaços, permitindo, deste modo, minimizar riscos resultantes de práticas menos corretas e alertando para o cumprimentos de procedimentos adequados nesta matéria. De referir que também colaborámos com os nossos associados a elaborar os seus próprios Planos de Contingência.

Preocupados também com as questões relacionadas com a saúde, através do nosso Departamento de Formação, colaborámos e participámos com o Município de Estarreja e com alguns enfermeiros de Unidades Funcionais do Centro de Saúde de Estarreja em sessões de esclarecimento sobre a prevenção da COVID 19. Estas sessões, além de transmitirem medidas preventivas e de segurança, proporcionaram também o esclarecimento de dúvidas existentes por grupos setoriais de atividade económica. Estas ações online, através de videoconferência, foram muito importantes e oportunas. Deixamos aqui o nosso agradecimento aos profissionais de saúde pela sua disponibilidade e competência.

Não podemos, de igual modo, deixar de referir a cooperação entre a SEMA e os cinco municípios da nossa área de implantação, o que constituiu uma mais-valia importante.

Passados estes 6 meses e continuando a preocupar-nos a situação, que não está resolvida, a Direção da SEMA – Associação Empresarial, reunida em 27 de Agosto de 2020, deliberou reconhecer o esforço, dedicação, empenho e trabalho de todos os colaboradores da Associação e também a compreensão e estímulo dos nossos associados, que embora atravessando períodos difíceis, têm reconhecido o nosso trabalho que continuará sempre.

Por isso, é com muita satisfação que continuamos a receber propostas de inscrição de muitos novos associados, pois reconhecem que

Vale a pena ser associado da SEMA.

Agosto de 2020
A Direção

 

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