CulturaPrimeira Vista

“Abraça as palavras, ajuda a criar um mundo sustentável”

Em final de ano lectivo, a Associação de Pais da EB1 do Carregal – Ovar, possibilitou nova experiência de um acampamento às crianças, no passado fim de semana (17 e 18 de junho), que incluiu um programa recheado de actividades subordinadas ao tema “Abraça as palavras, ajuda a criar um mundo sustentável”.

Organizada pela Associação de Pais, com o apoio da Câmara Municipal, do Agrupamento de Escolas de Ovar, da ERSUC e dos pais, a iniciativa mobilizou a comunidade escolar e teve forte componente de educação ambiental, em que também saíram fortalecidos valores tão importantes como o trabalho de equipa, a união e a entreajuda dos alunos.

Segundo Cláudia Valente, uma das dinamizadoras das actividades realizadas, os alunos aderiram entusiasticamente, “tendo mostrado aquilo que sabiam e estiveram muito interessados nas matérias que não estavam bem consolidadas”. No fundo, esta iniciativa “pretendeu potenciar o tema que as crianças desenvolveram ao longo do ano letivo, que tem a ver com a criação de um mundo mais sustentável”.

O acampamento começou com a apresentação de uma peça de teatro, no âmbito do projecto Faunas, que se dedica a levar a educação ambiental às crianças, através de pequenas dramatizações, e que deu o mote à temática posteriormente explorada, centrada na correta gestão dos recursos ambientais à disposição no Planeta.

Os temas abordados foram a política dos 3 R, a poupança de energia e a eficiência energética, “que fazem todo o sentido, só que, apesar de serem muito falados, ainda não estão suficientemente esmiuçados”. E acrescenta: “Quando dinamizamos actividades com as crianças, é que temos a percepção de que há comportamentos e boas práticas que ainda não passaram à fase da acção”, pelo que nunca é demais.

Sobre a importância destas aprendizagens, Cláudia Valente assume que não devem ficar confinadas à escola, manifestando a esperança de que as crianças levem a mensagem para casa.

De acordo com a sua experiência, “estas iniciativas aproximam os alunos e criam uma relação ainda mais estreita com a escola, que eles até já têm, porque estão num estabelecimento de ensino que tem boas práticas e aproxima muito as famílias”.

Todos os que estiveram presentes acabaram por gostar da iniciativa e valorizar o esforço de quem a dinamizou.

No final, as crianças foram premiadas com um ecoponto doméstico, “precisamente pelo objetivo de partilhar com a família os conhecimentos e práticas de educação ambiental, para que isto possa dar os seus frutos, através de um trabalho continuado”, concluiu.

Hélder Ramos (Fotos de Hugo Costa)

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo