DesportoFutebol

AD Ovarense, CCR Maceda e Arada AC recebem “estrelas” do futebol de formação

Os 33 clubes do distrito de Aveiro distinguidos como entidades formadoras pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vão receber os respetivos certificados numa cerimónia organizada pela Associação de Futebol de Aveiro, no próximo dia 12 de dezembro, na sede daquele organismo.

O programa arranca às 9h30, com a entrega dos certificados às entidades reconhecidas como Centros Básicos de Formação. Sempre com um intervalo de meia hora entre cada momento, serão ainda consagradas as entidades formadoras avaliadas com duas, três e quatro estrelas, no futebol e no futsal.

De recordar que, em apenas um ano, o número de clubes aveirenses com o estatuto de entidades formadoras praticamente triplicou. De 13 clubes nomeados pela FPF, em 2019, passou-se para um total de 33, sendo que CD Feirense, Clube de Albergaria e Lusitânia de Lourosa FC acumulam distinções em mais do que uma vertente ou modalidade.

No futebol, AA Avanca, AD Taboeira, AD Sanjoanense, CD Feirense, Fiães SC, Lusitânia de Lourosa FC, SC Espinho e UD Oliveirense receberam uma avaliação de quatro estrelas. SC São João de Ver, RD Águeda, GDR Soutelo, FC Cesarense, FC Arouca, CD Paços de Brandão, Anadia FC e o futebol feminino do Clube de Albergaria foram avaliados com três estrelas, e Arada AC, ADC Lobão, CD Tarei, Estrela Azul, NEGE e o futebol feminino do CD Feirense ficam com duas estrelas.

O FC Vaguense e o futebol feminino da AD Ovarense alcançaram o nível de Centro Básico de Formação de Futebol, tal como Lusitânia de Lourosa FC, GRC Telhadela, CCR Maceda e AJ Fiães no futsal. Aí, a ACR Saavedra Guedes e o GRC Dínamo Sanjoanense repetem a avaliação de três estrelas. A estes junta-se o Clube de Albergaria. Por seu turno, CD Pateira, AC Luso, AD Travassô, ACR Vale de Cambra e SC Beira-Mar receberam duas estrelas.

De referir que dezenas de clubes aveirenses foram avaliados como entidades em processo de certificação, dispondo de um ano para cumprir os critérios em falta.

Estes números são consequência do trabalho afincado dos clubes, cientes da importância cada vez maior que o estatuto de entidade formadora terá para o seu futuro, e dos responsáveis da AFA, que têm como meta terminar o mandato da atual direção, encabeçada por Arménio Pinho, com 80% dos clubes seus filiados devidamente certificados.

O processo de certificação de entidades formadoras iniciou-se em 2015, tornando-se num fator obrigatório para que os clubes pudessem registar contratos de formação desportiva. De lá para cá, evoluiu para um modelo de qualificação dos processos de formação dos praticantes, bem como da organização desportiva dos clubes.

Para além disso, a certificação como entidade formadora é uma das exigências para os clubes receberem dividendos de transferências de atletas que passaram pela sua formação e poderem participar nos campeonatos nacionais, sendo que a medida entra em vigor na temporada 2020/2021.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo