Cultura

Albano Jerónimo volta a Ovar em 2021

O actor Albano jerónimo é um dos actores principais de Festa de 15 Anos, do dramaturgo português Mickaël de Oliveira  que se juntou ao seu congénere brasileiro Diego Bagagal na conceção de um espectáculo que se propõe repensar as dinâmicas e repercussões na nossa contemporaneidade de práticas neocolonialistas.

Uma abastada família portuguesa adota, por necessidade, um jovem rapaz brasileiro de ascendência indígena e para ele organiza uma festa de quinze anos, uma quinceañera – ritual social comum nas Américas –, um baile de debutantes de apresentação à sociedade portuguesa, que acabará tingido pela tragédia e pelo horror. Cruzando o privado e o político, Festa de 15 Anos interroga as heranças da colonização, o seu património moral, o fetichismo face às minorias, e revela a dificuldade em criarmos “sínteses que nos consolam e libertam enquanto indivíduos numa comunidade”. Nesta alegoria inspirada no cinema de terror, Mickaël de Oliveira adensa o trabalho empreendido em Sócrates Tem de Morrer (2018).

A “Festa de 15 Anos” estreia esta quinta-feira no Teatro Carlos Alberto, no Porto e fica em cena até domingo. No início do próximo ano, passará também por Loulé, Guimarães e Ovar. (Ler mais in TNSJ.pt)

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo