
Numa medida inovadora e alinhada com o Dia Mundial da Alimentação, a Equipa Jovem Autarca 2024/2025 lançou o desafio “Feedback das Refeições Escolares” em 13 escolas do concelho de Santa Maria da Feira, convidando os estudantes a darem, diariamente, a sua opinião sobre as refeições escolares através de terminais “Happy or Not”.
A Equipa Jovem Autarca 2024/2025 de Santa Maria da Feira já está no terreno com a sua primeira grande medida dedicada à comunidade escolar: o “Feedback das Refeições Escolares”, que arrancou no passado dia 13 de outubro, nas escolas EB de Canedo, EB de Argoncilhe e EB da Corga do Lobão.
A iniciativa convida os alunos a avaliarem diariamente a qualidade da refeição servida nas cantinas, através de terminais “Happy or Not” instalados à saída dos refeitórios. De forma simples e imediata, os jovens podem expressar a sua satisfação, contribuindo ativamente para a melhoria das refeições escolares.
A medida decorre ao longo de cinco semanas, envolvendo um total de 13 escolas do concelho, e está alinhada com as comemorações do Dia Mundial da Alimentação, celebrado a 16 de outubro. A recolha de feedback irá decorrer até 24 de novembro, numa ação que pretende dar voz aos estudantes e envolver toda a comunidade educativa.
Os dados recolhidos serão analisados pelas nutricionistas da Divisão da Educação e Juventude nas escolas com fornecimento externo, e enviados às direções escolares nos casos de confeção própria, permitindo um acompanhamento próximo e a eventual implementação de melhorias.
Paralelamente, a Equipa Jovem autarca está a dinamizar o projeto Feirense MentalCare, centrado no bem-estar físico e emocional dos jovens, que irá decorrer durante os meses de outubro e novembro.
Para além destas duas medidas, foi realizada uma campanha de Voluntariado Jovem, em articulação com o Banco Local de Voluntariado, que resultou na elaboração de um dossiê de propostas a implementar.
Com estas iniciativas, os Jovens Autarcas reforçam o seu papel como voz ativa da juventude feirense, promovendo a participação, a escuta e o envolvimento cívico dentro e fora da escola.